
O Memorial da Justiça do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), “Juiz Arthur Francisco Seixas dos Anjos”, comemora, na data de hoje, 10, o Dia da Memória do Poder Judiciário, instituído pela Resolução CNJ nº 316 de 22 de abril de 2020, motivado pela razão constitucional de que preservar a memória do Poder Judiciário é um dever dos órgãos que o compõem, além de ser uma forma de fortalecer suas bases e manter a história da instituição sempre viva.
Nesse sentido, é necessário que se atente para conservação, preservação e guarda das insígnias, comendas, medalhas, fotos, registros, objetos e documentos históricos de seus protagonistas, como arcabouço na construção do patrimônio cultural do Poder Judiciário.
Dessa forma, é evidente a relevância dos edificadores na composição dessa memória institucional, tanto no passado quanto no presente, pois uma instituição é construída e transformada por pessoas que, com seus legados indeléveis, contribuíram e contribuem para a conscientização da importância do patrimônio histórico cultural como instrumento de preservação da memória.
Nessa construção museal, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, dando aporte a sua responsabilidade pela guarda e preservação de seu acervo documental, instituiu o Núcleo Documental e de Gestão da Memória (NUDOC), o qual, através de suas Seções, objetiva a guarda permanente e histórica da memória da Oitava Região, mantendo em seus acervos, documentos e objetos da história deste Regional, desde sua criação até os dias atuais.
Para ilustrar a magnitude da preservação histórica na composição da memória, clique aqui para conferir, por amostragem, documentos preservados em cada uma das Seções que compõem o “NUDOC”.
*Texto elaborado por: Memorial Juiz Arthur Francisco Seixas dos Anjos
#ParaTodosVerem. Arte gráfica no formato de pergaminho. Centralizado o seguinte texto: 10 de maio. Dia da Memória do Poder Judiciário. No rodapé centralizado a logomarca do Memorial do TRT-8. Fim da descrição.