
Com jurisdição sobre dois estados brasileiros que se encontram na Amazônia, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) reafirma cada vez mais o seu compromisso de cuidar do meio ambiente e estimular a sustentabilidade. A considerar a necessidade de reduzir o consumo relativo aos indicadores que impactam no Índice de Desempenho de Sustentabilidade, foi estabelecido pela presidência do TRT-8 a diminuição do uso de copos descartáveis no âmbito do tribunal. A iniciativa faz parte de uma série de ações que estão alinhadas à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Há muito tempo,se falava na decomposição do plástico em cerca de 400 anos, mas hoje em dia se sabe que, na verdade, ele não se decompõe por inteiro. O coordenador de Relacionamento Institucional, Acessibilidade, Inclusão e Sustentabilidade do TRT-8 Danilo Barbosa explica que o plástico é transformado em microplásticos que acabam voltando a quem o descarta através do alimento que consumimos. “Imagina fazer justiça dentro da Amazônia e gerar esse lixo dentro da Amazônia? Isso tem um impacto muito grande”, questiona.
Segundo o Relatório de Desempenho de 2022 do TRT-8, houve um aumento nos indicadores relativos ao consumo de papel próprio, copo descartável e energia elétrica dentro do tribunal. Por este motivo foi proposta pela Seção de Sustentabilidade que deixasse “de ser realizada a compra de copos descartáveis pelo TRT da 8ª Região” e ainda que fosse “realizado um estudo para a compra de copos de papel para atender a demanda remanescente relacionada ao público externo”.
A determinação do TRT-8 de estimular o uso de produtos alternativos aos copos descartáveis cumpre a Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº 400/2021, que dispõe sobre a política de sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário; o Plano de Logística Sustentável (PLS) do TRT-8 para o período 2021 a 2026; e impacta no Prêmio CNJ de Qualidade.
O PLS do TRT-8 pretende chegar a 2026 com o uso zerado de copo descartável pelo tribunal. “A ideia agora é deixar apenas para os locais que têm a recepção do público externo, e posteriormente estudar uma forma, através do ‘adote uma caneca/copo/garrafa’, para que a gente chegue a 2026 zerados de copo descartável”, finaliza Danilo.
#ParaTodosVerem: Arte gráfica com fundo de árvores desfocadas. Ao centro, o texto "- Plástico + Sustentabilidade" na cor branca. Abaixo, centralizado, a logo do TRT-8.