
O Desembargador Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, Marcus Augusto Losada Maia, aprovou o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) para o biênio 2023-2024, através da Portaria Presi Nº 484 de 3 de maio de 2023.
A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) tornou-se objeto de imprescindível importância dentro das organizações públicas e privadas. O papel principal é realizar as elevadas demandas de alta exigência com agilidade, flexibilidade e celeridade com efetiva utilização das informações com suporte às práticas e aos objetivos específicos de cada área.
O PDTIC é um instrumento de planejamento e gestão de recursos e projetos de TIC, importante para o cumprimento dos objetivos e metas do TRT-8, além de permitir nortear e acompanhar a atuação da área de TIC e os planos de execução do órgão. A elaboração e publicação do Plano é um dever jurídico obrigatório, necessário para a realização de contratações, compra de materiais e execução dos projetos; a vigência de um PDTIC nos órgãos públicos é lei desde a Instrução Normativa SGD/ME nº 01, de 04 de abril de 2019, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
O plano aprovado apresenta 228 projetos dentro da área de tecnologia da informação, em consonância com o que foi aprovado pela Resolução TRT8 n.º 49/2021, que objetiva aprimorar a Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação e a Proteção de Dados.
A vigência do PDTIC é para o biênio 2023-2024 mas pode ser revisto anualmente ou a qualquer tempo, havendo necessidade; a revisão deve ser analisada pelo Comitê de Governança de TIC e, em seguida, submetido à aprovação da Presidência.
#ParaTodosVerem: Arte gráfica em fundo azul escuro com "PDTIC 2023-2024" em azul claro, grande e centralizado. Acima, Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação. Centralizado no topo da imagem, o logotipo do TRT-8. Fim da descrição