
Na manhã desta quinta-feira (10), a Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (ECAISS) do TRT-8 realizou a oficina "Construção do Programa de Desenvolvimento Gerencial" que teve como objetivo, por meio de atividades lúdicas, realizar a capacitação e aperfeiçoamento de gestores de diversas áreas da Justiça do Trabalho da 8ª Região.
A oficina ocorreu na sala do Laboratório de Inovação (LIODS), localizada no prédio-sede, em Belém, e contou com a participação de 20 servidores. Foram desenvolvidas atividades lúdicas com peças de lego, para realçar a criatividade dos participantes e inseri-los no objetivo de mapear os desafios e dificuldades de ser um gestor, além de tentar traçar um perfil ideal de gestor.
“A ludicidade nesse tipo de atividade resgata a criatividade, essas dinâmicas inovadoras acabam trazendo criatividade e também os conteúdos que precisam emergir, traz novas ideias, traz sentimentos, lembranças, emoções e precisamos de todo esse conteúdo para que consigamos construir prós nos nossos problemas.” Citou a psicóloga da Coordenadoria de Saúde (CODSA) do TRT-8, Carolina Maranhão.
O servidor Alex Santos, coordenador da Escola de Projetos da Presidência, reiterou a importância de estimular a dinamicidade no ambiente de trabalho: “essa atividade surgiu como um pedido da Escola de Servidores do TRT-8 (Ecaiss), para desenvolvermos uma oficina, de modo inovador, que tivesse colaboração e cocriação de alguns gestores. O objetivo é pensar em quais são as competências e habilidades que precisam ser desenvolvidas para criar um plano de capacitação gerencial mais específico e efetivo para o segundo semestre. Então utilizamos uma oficina com lego para montar o "gestor ideal", abrir a criatividade e descrever melhor os seus problemas. A partir de problemas bem definidos, a gente consegue pensar nas soluções, em capacitações, no que a administração pode fazer para melhorar a vida do gestor para que ele tenha melhores resultados com a equipe.”
A ação incentiva a construção de ambientes laborais onde os servidores sintam-se acolhidos e motivados a cumprir seus deveres da melhor forma possível. “Essa troca de ideias que a escola está fazendo é muito importante para conseguir construir de fato qual é a visão de um gestor ideal. Isso parte inclusive do princípio de que fazemos uma autoavaliação de como estamos como gestores, como a gente desenvolve o nosso trabalho e o que queremos que de fato melhore". Enfatizou Lázaro Carvalho, diretor da 1ª Vara do Trabalho de Abaetetuba.
#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado, com os servidores dispostos em 3 mesas circulares, entre homens e mulheres. Fim da descrição.