Setin orienta: Consulte sempre sua relação de certificados digitais!

— Foto: ASCOM8

 

A Secretaria de Tecnologia de Informação do TRT-8, atenta às questões relativas à segurança de acesso aos dados e alertada por informação compartilhada pelo Tribunal de Justiça do Paraná, que reportou ter detectado, em 1º de setembro, a tentativa de expedição fraudulenta de alvarás em processos em curso, chama atenção para a importância de criação de uma cultura de verificação realizada por magistrados(as) e servidores(as), de forma constante e regular.

Nesse sentido, recomenda que cada usuário realize consulta para verificar a relação dos certificados digitais emitidos em seu nome, para ter certeza de que não foram emitidos outros certificados em seu nome, que possam estar sendo utilizados por terceiros. Esta consulta identifica caso tenha ocorrida emissão fraudulenta, e pode ser feita na página do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), seguindo o passo a passo listado abaixo: 

- Acessar o endereço https://meucertificado.iti.gov.br/login, preferencialmente com o navegador Mozilla Firefox, pois outros navegadores podem exibir alertas indevidos;

- Fazer login com a sua conta gov.br utilizando seu certificado digital;

- Verificar cuidadosamente a relação dos certificados exibida, observando a autoridade certificadora e o prazo de validade de cada certificado. *Os certificados expirados também são exibidos na relação;

- Ao acessar a página para verificação dos certificados, é possível que apareça um alerta como se fosse um site inseguro, como: “Alerta: potencial risco de segurança à frente”, mas pode continuar.

Caso o(a) magistrado(a) ou servidor(a) identifique, na relação, algum certificado suspeito, deverá ser informado imediatamente à Setin do TRT-8. O contato pode ser feito por meio de mensagem de e-mail para o endereço diseg@trt8.jus.br e aguardar as orientações.

A Setin recomenda que tal consulta seja feita regularmente, sendo incorporada às medidas de segurança habituais.

#ParaTodosVerem: Arte com fundo azul. Acima, alinhado à esquerda, uma faixa branca com o canto arredondado com o texto "Fique ligado! Como detectar certificados fraudulentos" na cor azul escura. Ao lado direito, o símbolo de check, nas cores azul clara e branca. No canto inferior esquerdo, a logo do TRT-8.