
O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), por meio da Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (Ecaiss), realizou de 24 a 26 de outubro o treinamento de prevenção e combate ao incêndio para servidores (as) lotados em Belém, Ananindeua, Santa Izabel e Capanema. O treinamento ocorreu em Belém e no Fórum Trabalhista de Ananindeua.
O treinamento de combate a incêndios é fundamental para garantir a segurança de pessoas e propriedades. As aulas são normalmente teóricas e práticas para ensinar como lidar com diferentes tipos de incêndios, usar extintores e outros equipamentos.
O Coordenador de Segurança Institucional do TRT-8, coronel André Cunha, explicou sobre o objetivo do treinamento e as orientações fornecidas aos alunos "A ideia é reforçar cada vez mais essa cultura da prevenção e da capacitação aos servidores (as) para enfrentamento de um princípio de incêndio com calma, com tranquilidade, sabendo o que fazer, até onde eu posso fazer, e até onde devo ir. Quanto mais servidores (as) capacitados (as) nós tivermos, melhor será a nossa resposta nos dias que aconteceram um evento real", finaliza.
"Investir em treinamento para prevenção e combate a incêndio é fundamental para a segurança de pessoas e patrimônios. Garantir que servidoras e servidores saibam o que fazer diante de emergências e observar os protocolos de segurança contra incêndio pode minimizar os danos e salvar vidas no local de trabalho e em nossas residências. Parabenizo a iniciativa do TRT da 8ª Região", comentou a servidora Rosineide Marques do TRT-8.
Vale destacar que o treinamento garante que os (as) participantes estejam preparados (as) para agir em uma situação de emergência. Sabendo, por exemplo, quais as classes e tipos de fogo bem como qual extintor utilizar em cada caso, como evacuar a empresa da melhor forma, como ajudar uns aos outros com segurança. O treinamento ajuda, ainda, a fazer com que os servidores (as) se tornem mais responsáveis com os equipamentos de segurança e não ajam de forma negligente, prevenindo que um incêndio aconteça.
#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado que reúne dezenas de pessoas entre homens e mulheres em pé observando as instruções.