
Na tarde da última segunda-feira, 8 de abril, ocorreu no Laboratório de Informática da Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (Ecaiss) o primeiro dia do treinamento sobre painéis de Business Intelligence (BI) com Power BI. O curso tem a proposta de apresentar o processo de construção de painéis na ferramenta.
Estes painéis organizam informações para auxiliar nos processos de transparência, prestação de contas e tomada de decisão. O Power BI é uma plataforma de análise de dados da Microsoft que permite transformar dados em percepções valiosas por meio de visualizações interativas e compartilháveis.
Para o Coordenador de Sustentação de Sistemas e Inteligência de Dados, Reinaldo Gil Lima de Carvalho, o objetivo desse treinamento é “que servidores (as) e magistrados (as) passem a tomar decisões baseadas em dados. Então, você consegue carregar os dados para o painel, apresentado por visuais interativos que facilitam a análise dos dados e as tomadas de decisão.”
Durante o intervalo, o técnico judiciário da secretaria administrativa, Sillas Monteiro Batista comenta a sua opinião sobre o curso. “Estou achando muito interessante essa parte de divulgação dos dados do Tribunal. É um curso bem específico que detém um pouco de conhecimento prévio. Hoje, nos situamos a respeito do visual do sistema.”
Ao capacitar os profissionais com habilidades em Business Intelligence e Power BI, o TRT-8 busca melhorar a análise e o monitoramento de dados relacionados às suas operações, contribuindo para uma tomada de decisão mais embasada e eficiente.
O curso acontece até o dia 19 de abril, nas segundas, quartas e sextas, no Laboratório de informática da Ecaiss em Belém.
#ParaTodosVerem: Fotografia colorida do palestrante, o Coordenador de Sustentação de Sistemas e Inteligência de Dados, Reinaldo Gil Lima de Carvalho. Ele é um homem branco, com cabelos claros. O fundo da foto é neutro.