
Ações trabalhistas, requisitos da relação de emprego, FGTS foram alguns dos temas debatidos no curso de Sistema de Atermação Virtual, que ocorreu nos dias 19 e 20 de março de 2024, de maneira virtual pela plataforma Google Meet. A iniciativa foi ofertada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) por meio da Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (Ecaiss).
A capacitação foi ministrada pelo chefe do Núcleo de Atendimento e Atermação Virtual, Audrey Erik Dos Santos Dias e contou com a participação de mais de 40 servidores (as) de Varas do Trabalho.
Num primeiro momento, o Juiz do Trabalho, Avertano Messias Klautau realizou uma breve introdução teórica sobre o tema e comentou sobre a relevância da atermação virtual, considerando as grandes barreiras geográficas, econômicas, políticas, processuais e psicológico-culturais enfrentadas para fazer com que a Justiça do Trabalho consiga chegar a todos os locais, reforçando a importância desse trabalho.
Ainda na primeira aula, o ministrante mostrou os módulos do sistema Aqui tem JT que são: atermações, atendimento, Justiça Itinerante, Ponto de Inclusão Digital (PID), comissão e órgão parceiro.
Também foi discutido sobre os procedimentos realizados para iniciar uma reclamação trabalhista e uma simulação de como auxiliar os cidadãos para a realização de uma reclamação pelo site do Portal do TRT-8. Em seguida, foi realizada uma simulação pelo acesso do servidor, que é realizado de forma diferente.
No último dia do curso, o instrutor, Audrey Dias, realizou uma Reclamação Trabalhista Virtual detalhando cada etapa do processo e alguns servidores puderam tirar suas dúvidas e compartilhar experiências vivenciadas no trabalho. Ao final, o servidor Marcos Cardoso de Oliveira agradeceu e parabenizou o ministrante pelo curso e disse que pôde tirar algumas dúvidas para desenvolver seu trabalho cada vez melhor.
O instrutor contou um pouco sobre a experiência de ministrar o curso e disse que foi muito boa pois teve a oportunidade de compartilhar várias situações do dia a dia com os colegas, ele também disse que acredita que conseguiram atingir o objetivo principal do curso, que foi expor as funcionalidades do sistema bem como promover uma atualização nos temas mais afetos a tomada de reclamações.
Por fim, ainda reforçou que considera muito importante a realização de cursos como esse, pois facilita o compartilhamento de soluções práticas para as demandas mais ocorridas no trabalho.
#ParaTodosVerem: Captura de tela contendo sete pessoas, entre homens e mulheres.