
Servidores (as) lotados (as) nas secretarias do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) participaram do Curso de Noções Básicas de PJe Calc, realizado entre os dias 23 e 25 de abril. A iniciativa, promovida pela Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (Ecaiss), teve como objetivo capacitar os participantes na utilização da ferramenta para cálculos de menor complexidade.
Ao longo do curso, os 23 servidores (as) aprenderam como acessar o PJe Calc, realizar atualizações de cálculos e tirar dúvidas sobre o sistema. A instrutora, Joyce de Sousa Costa, servidora do TRT-8 desde 2015 e calculista desde 2017, com experiência em ministrar cursos na área, orientou os participantes sobre as funcionalidades básicas do PJe Calc e sua aplicação no dia a dia das Varas do Trabalho.
Para o técnico judiciário Osiel Brasil, o treinamento foi fundamental para aprimorar o desempenho profissional dos (as) servidores (as). "O curso mostra o compromisso do Tribunal em investir na capacitação dos seus servidores, proporcionando maior conhecimento para que possamos desempenhar nossas atividades com mais qualidade e contribuir para a prestação jurisdicional", destacou.
A instrutora também comentou um pouco sobre a experiência de ministrar o curso e disse que foi muito boa e que é diferente ensinar servidores (as) que não sejam calculistas, pois a abordagem é mais superficial. Ela também disse que o objetivo principal do curso, que era repassar ensinamentos sobre procedimentos bem simples na atividade de cálculo, foi comprido com êxito.
Capacitação contínua
Ao finalizar o curso, Joyce ressaltou a importância da capacitação contínua para o aprimoramento das habilidades técnicas dos servidores (as). "Cálculos como os de inclusão de parcelas em casos de descumprimento de acordo podem ser explorados em mais detalhes em outros cursos. É fundamental que os servidores (as) estejam sempre buscando aprimorar seus conhecimentos para melhor atender às demandas do Tribunal", concluiu.
#ParaTodosVerem: Captura de tela de uma vidéo chamada.