
O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) aprova nova Política de Governança Institucional por meio da Resolução TRT-8 Nº 01/2024.
A política de Governança do TRT-8 foi aprovada levando em consideração três Resoluções: a do Planejamento Estratégico (TRT-8 Nº 049), a Política de Governança dos Colegiados Temáticos da Justiça do Trabalho (TRT-8 Nº 030) e a do CNJ (Resolução Nº 410), que determina normas gerais e diretrizes para a instituição de sistemas de integridade no âmbito do Poder Judiciário
Também foi considerada a necessidade de organizar e definir estruturas de governança e gestão, com a finalidade de garantir eficácia aos propósitos institucionais e permitir a profissionalização da gestão.
“A nova Política de Governança do TRT-8 foi elaborada considerando o contexto da estratégia do nosso Tribunal para o período de 2021 a 2026. A Resolução TRT-8 049/2021 estabelece nossos objetivos estratégicos, dentre eles está o objetivo de 'fortalecer a governança e a gestão estratégica'. Destaco, ainda, que a nova Política de Governança do TRT-8 sobreveio da necessidade de continuar o processo de sistematização e definição de estruturas de governança e gestão com o objetivo de garantir eficiência, eficácia e efetividade aos objetivos organizacionais, bem como de promover a profissionalização da gestão no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, consoante diretrizes do Referencial Básico de Governança do Tribunal de Contas da União (TCU) atualizado em 2020”, disse o servidor da divisão de apoio à governança (Digov), Luiz Raimundo dos Santos.
A política é de extrema importância para o Tribunal pois tem a finalidade sistematizar e estabelecer os princípios, objetivos, diretrizes, instrumentos, procedimentos e responsabilidades, assim como o modelo de governança e gestão, que mostra como suas estruturas, instâncias, mecanismos e práticas de governança devem funcionar, de modo a possibilitar que o Tribunal alinhe seus objetivos ao interesse público, gerencie seus riscos e entregue o valor esperado de forma íntegra, transparente e responsável.
Ela também dispõe sobre o processo de transição da gestão, que ocorre a cada dois anos, com o objetivo de assegurar a continuidade das ações relacionadas ao Plano Estratégico do TRT-8 e contribuir para a promoção da boa governança, fornecendo aos dirigentes eleitos subsídios para a elaboração e implementação do Plano de Diretrizes da Gestão.
Serviço: Nova Política de Governança Institucional do TRT-8
Veja a Resolução da nova Política de Governança aqui.
#ParaTodosVerem: Card contendo o seguinte texto escrito na parte inferior esquerda: “Justiça do Trabalho da 8ª Região divulga nova Política de Governança”, ao lado do texto, à direita, está a logomarca do TRT-8, essas informações estão sob uma tarja azul que cobre toda parte inferior da arte. O card tem ao fundo uma fotografia da fachada do prédio sede do TRT-8.