
Juízes (as) e diretores (as) de Varas de Trabalho participaram durante dois dias do curso sobre as novas funcionalidades do Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (IGEST), reunindo mais de 80 participantes nos dias 20 e 21 de junho.
A iniciativa promovida pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) teve como facilitadora a Secretaria Geral da Corregedoria, Liliane Calixto, que faz um balanço sobre o curso.
“Achei o curso muito interessante. Ele conseguiu estimular todos os participantes, conseguimos aliar o estudo da parte estatística do índice, para entender como é que compões cada um dos indicadores e variáveis, quais os itens do E-gestão que são considerados para cada um desses indicadores e as fórmulas. Foi um curso que conseguiu unir tanto a teoria como a prática."
Os (as) participantes da capacitação demonstraram muita satisfação com a forma que o curso foi conduzido e compartilharam feedbacks.
O diretor da 1ª VT de Abaetetuba, Lazaro Antonio Gomes de Carvalho, comentou que achou o curso muito válido. Ele disse que é um assunto complicado, e achou válido que a facilitadora conseguisse resumir os assuntos abordados, devido a vivência da corregedoria de ver como esses números impactam diretamente nas atividades da Corregedoria.
“Maravilhoso curso, as palestras, debates e discussões, devemos fazer mais. Superou as expectativas, não só as palestras, mas os debates, a interatividade com as sugestões de práticas das unidades, foi o que surpreendeu e motivou a todos que fizéssemos mais reuniões desse nível,” disse a participante Diniz Brito Martins.
Simone Maria Miglio Muller, diretora da secretaria da 1ª VT de Belém compartilhou que achou o curso extremamente enriquecedor, dinâmico com depoimentos inovadores, que em muito contribuíram com as práticas durante a rotina.
“O curso superou as expectativas, muito embora a qualificação dos palestrantes já demonstrava o que viria a ser exposto. Mas como foi muito descontraído, todos interagiram e o curso passou a ser uma longa e rica conversa. Agradeço a oportunidade.” finalizou a diretora.
O IGEST é um referencial numérico que reflete o desempenho de cada Vara do Trabalho. Os dados estatísticos são avaliados nos quesitos de acervo processual, agilidade, produtividade, taxa de congestionamento e força de trabalho. Em 2024, o TRT-8 ficou em 3º lugar entre todos os Tribunais do Trabalho do Brasil.
Por meio dessa iniciativa, o TRT-8 busca contribuir para que tenha a maior quantidade de Varas do Trabalho entre as 25% melhores no índice, e assim também entregue uma prestação jurisdicional ágil e efetiva.
#ParaTodosVerem: Captura de tela de uma videochamada contendo 13 pessoas, entre homens e mulheres.