
De 27 a 30 de agosto, no TRT-5, na Bahia, acontecerá o IX Encontro Nacional de Sustentabilidade da Justiça do Trabalho, que este ano tem o tema “Justiça Climática e Racismo Ambiental: um olhar sobre as vulnerabilidades".
O encontro nacional é um evento que começou a ser planejado e realizado após o Ato Conjunto TST.CSJT Nº 24/2024, que institui a política Nacional de Responsabilidade socioambiental como objetivos estratégicos da Justiça do Trabalho, além de promover a responsabilidade compartilhada e a descentralização do debate sobre o tema. O encontro foi pensado para servidores (as) da Justiça do Trabalho que atuem na temática de sustentabilidade, acessibilidade, inclusão e governança.
Este ano, o evento destaca as populações mais afetadas pelos danos ambientais: os mais pobres, as pessoas negras, indígenas e quilombolas. Também será bordado de maneira interdisciplinar, a sustentabilidade, através de um diálogo com os programas de Trabalho Seguro, de combate ao trabalho Infantil, de equidade e de Raça, Genero e diversidade, de enfretamento ao trabalho escravo, entre outros, reconhecendo o racisimo ambiental como uma violação dos direitos que afeta as populações marginalizadas
O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região PA/AP sediou a primeira edição do evento e também a última, realizada em Belém, no ano passado, este ano estará no painel de boas práticas, com apresentação da Jornada Cidadã do Oiapoque, como instrumento social para sustentabilidade e acesso à Justiça.
Confira aqui a programação completa do Encontro.
Serviço: IX Encontro Nacional de sustentabilidade da Justiça do Trabalho.
Data: 27 a 30 de agosto de 2024.
Local: TRT-5 - Bahia.
#ParaTododosVerem: Arte gráfica com fundo claro. Centralizado na parte inferior, o texto: IX Encontro Nacional de Sustentabilidade da Justiça do Trabalho. Justiça Climática e Racismo ambiental: um olhar sobre as vulnerabilidades. 27 a 30 de agosto de 2024. TRT-15 - Bahia. Abaixo um desenho, nas cores azul, marrom, laranja e amarelo, de duas mãos segurando um globo terrestre.