
O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) realiza até sexta-feira, 06, uma exposição indígena em alusão ao Dia Internacional da Mulher Indígena. A mostra acontece no hall do Fórum Trabalhista de Belém, localizado no bairro do Umarizal, no horário de 8h30 até às 12h30.
A iniciativa do TRT-8 é uma ótima oportunidade para conhecer a cultura e saber mais do povo indígena e adquirir alguns produtos. Os itens expostos são todos artesanais, e feitos por indígenas das tribos do Tembé-Alto Rio Guamá, Warao e Aruã, da Ilha do Marajó.
Os trabalhos na exposição carregam histórias das tribos, além de significados que representam toda a ancestralidade e elementos que representam a cultura de cada tribo.
A expositora e Indígena Gabriely A’ma’nukir Tembé falou um pouco sobre os itens expostos “Estou expondo aqui um pouquinho da nossa cultura, um pouquinho do conhecimento do nosso povo, a nossa transferência de ancestralidade através dos artesanatos como por exemplo os brincos que demonstram os animais da nossa floresta, o grafismo que é utilizado na pintura corporal e elementos que mostram um pouco da nossa cultura’.
A exposição é aberta para servidores (as) magistrados (as), estagiários (as) advogados e visitantes, e vai funcionar até a próxima sexta-feira, 06 de setembro.
Dia Internacional da Mulher Indígena
Ainda nesta quinta-feira, 5 de setembro, para marcar o Dia Internacional da Mulher Indígena, a Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem e o Comitê da Diversidade do TRT-8, irão realizar uma homenagem às mulheres Indígenas no hall de entrada do Fórum Trabalhista de Belém, a programação começará partir das 9h30 da manhã.
ParaTodosVerem: Fotografia de produtos de artesanato indígena.