TRT-8 e Fundação Hemopa realizam campanha de doação de sangue que beneficiará mais de 100 pacientes

A ação contou com a participação de servidores(as), estagiários(as) e tercerizados(as)
A imagem mostra um ambiente fechado onde ocorre uma doação de sangue, com doadores deitados em macas sendo atendidos por profissionais de saúde usando jalecos, toucas e máscaras.
A imagem mostra um ambiente fechado onde ocorre uma doação de sangue, com doadores deitados em macas sendo atendidos por profissionais de saúde usando jalecos, toucas e máscaras.

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), em parceria com a Fundação Hemopa, realizou, na última quarta-feira (29), uma campanha de doação de sangue com a participação de servidores(as), tercerizados(as) e estagiários(as).

A ação aconteceu das 9h às 15h, na Escola Judicial da 8ª Região (Ejud-8), localizada no 12º andar do Fórum Trabalhista de Belém. Ao todo, foram coletadas 28 bolsas de sangue, que poderão beneficiar até 112 pacientes da rede pública e privada do Estado.

A iniciativa busca incentivar a solidariedade entre seu público interno. De acordo com a assistente social da Fundação Hemopa, Vanessa Pimentel, essa parceria com o Tribunal já acontece há anos e facilita o acesso dos servidores à doação

“Essa é nossa primeira campanha do ano aqui no Tribunal, uma parceria que já se estende há alguns anos. Essa colaboração é muito importante para a manutenção dos estoques de sangue do Hemopa. Conseguimos facilitar a participação dos servidores do Tribunal, estagiários e colaboradores de empresas terceirizadas. Sabemos que nem sempre os servidores têm tempo para ir até a sede do Hemopa para fazer a doação, então realizamos essa descentralização, trazendo a coleta para os órgãos públicos.”

O ato de doar sangue é um gesto cívico, de respeito à vida e de compromisso com a sociedade, afirmou o enfermeiro da Secretaria de Saúde do TRT-8, Christian Alves. “Nesta campanha, além das doações de bolsas de sangue, também realizamos o cadastro de voluntários para o banco de medula óssea.”

Para a estagiária Giovana Espíndola Silva, a experiência da doação foi ainda mais importante após conhecer melhor sobre o processo em uma palestra.

“Eu já tinha doado outra vez, mas, desde a palestra que tivemos com os estagiários, aprendi muitas coisas sobre a doação de sangue, e isso me motivou ainda mais. Eu já sabia como era a experiência de doar, e ajudar as pessoas que precisam é muito importante. Sempre que tiver campanha aqui e eu puder doar, eu vou doar.”

A oficial de Justiça do TRT-8, Keitiane Tavares, também reforçou a importância da doação e destacou a satisfação de participar da campanha.“Acredito que seja muito importante participarmos dessas campanhas. Enquanto estivermos saudáveis para ajudar as pessoas, devemos fazer isso. É muito gratificante para mim.”

A parceria entre o TRT-8 e o Hemopa tem o objetivo de sensibilizar sobre a importância da doação de sangue e incentivar a participação de todos(as).