Dentro da programação de abertura do Ano Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, os juízes titulares e substitutos participaram, na manhã da sexta-feira (09), de um debate com o Presidente do TRT8, Desembargador do Trabalho Francisco Sérgio Silva Rocha. Conforme destacado por ele, o objetivo foi apresentar o que está sendo projetado pela nova administração e, principalmente, ouvi-los sobre o que se pode melhorar nas condições de vida e de trabalho dos magistrados da Região.
De acordo com o Juiz do Trabalho Titular da 4ª VT de Macapá, Jader Rabelo de Souza, “esta metodologia é ótima, sobretudo pelo canal de comunicação que é aberto com a administração, em que é sempre oportunizado que os juízes exponham suas necessidades, e, sem dúvida, esse é um canal que acelera muito o feedback que deve haver principalmente com as varas de fora da sede, para que ao final sejam resolvidos os problemas e melhorada a prestação jurisdicional”.
Durante sua apresentação, o Presidente destacou as grandes obras que estão sendo realizadas, como a do novo Fórum Trabalhista de Belém, que abrigará todas as varas do trabalho da capital, iniciada no dia 05 de janeiro, com previsão de conclusão em dois anos. Com esse novo espaço, destacou que será possível transferir os setores administrativos do Tribunal para o local onde hoje funcionam as varas, gerando otimização de recursos a partir da devolução do imóvel atualmente locado para receber essas áreas. Outras obras em andamento foram citadas, como a do novo Fórum Trabalhista de Parauapebas, com entrega prevista para meados de 2015, que permitirá superar o problema causado pelas varas em locais diferentes, assim como o novo Fórum Trabalhista de Macapá, já com a obra avançando e com perspectiva de entrega no final de 2016.
Para o Diretor do Fórum Trabalhista de Ananindeua, Juiz Titular da 3º Vara de Ananindeua, Océlio de Jesus C. Morais, essa abertura de diálogo do presidente com os juízes é muito importante, porque abre a administração para colher pleitos e sugestões. “Enquanto gestor principal, ele passa a visão da administração para os juízes e essa comunhão de preocupações é importante para ajudar a adotar procedimentos que colaborem com a administração nas soluções de problemas mais imediatos, que possam aparecer, e que sabemos que surgem no curso das nossas atividades”, afirmou.
Outro ponto reforçado pelo Presidente aos magistrados, é o foco da administração na prevenção da saúde, onde foi reforçada a necessidade da colaboração de todos na realização de exames periódicos e participação no PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional). Inclusive, durante a programação de abertura do Ano Judiciário, o médico do trabalho do TRT8, Dr. Raphael Melo, realizou o PCMSO dos magistrados. Ao final da conversa com os juízes, o Presidente Sérgio Rocha reforçou a importância deste contato direto e colocou a Presidência à disposição, ressaltando o objetivo de tornar o TRT8 um lugar cada vez melhor para se trabalhar.
Veja as fotos aqui.