Servidora do TRT8 conquista Prêmio de Fotografia

— Foto: ASCOM8

 

A servidora Marise Maués, lotada na 16ª Vara do Trabalho de Belém, conquistou um dos primeiros lugares no VI Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, projeto nacional que incentiva a cultura, a arte e a linguagem fotográfica em toda a sua diversidade. De 400 trabalhos avaliados, o de Marise ficou entre os 27 selecionados e foi um dos três premiados.

Para fazer a performance vencedora do Prêmio Diário, Marise ficou 7 horas dentro de um igarapé acompanhando a enchente e a vazante da maré. Ela relata, ainda, o entusiasmo dos jurados com as imagens de seu trabalho, e a importância desses concursos para o desenvolvimento de sua produção autoral.

Marise conta que começou a estudar fotografia em 2004 e, por conta da paixão, chegou a cursar Artes Visuais. A servidora considera a prática como um 'hobbie', mas ressalta que foi através das premiações dos concursos de fotografia da Semana dos Servidores realizados pelo TRT8, que ela se sentiu estimulada a continuar os estudos da linguagem fotográfica.

No ano de 2007, por exemplo, a servidora ficou em primeiro lugar no 2º Concurso de Fotografia do Tribunal, com a foto Suyá – Mercador de Açaí. A obra mostrou uma composição harmônica apurada e, segundo os jurados, conseguiu atingir o objetivo do concurso. Para ela, participar desses eventos é importante para mostrar seu trabalho já que não atua na fotografia profissionalmente.

Marise encontra na fotografia um antídoto para o estresse. “Quanto estou fotografando não vejo a hora passar, me sinto livre, sem amarras. A fotografia representa um grande bem na minha vida. Por meio dela descobri uma nova linguagem artística, a performance, que me rendeu o prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia na sua sexta edição”, afirmou.

Parabéns Marise Maués, que você aprimore cada vez mais seu talento!