Obras de Novo Fórum de Macapá seguem dentro do cronograma

— Foto: ASCOM8

 

Com jurisdição nos 14 municípios do Estado do Amapá e em dois do Estado do Pará (Afuá e Chaves), o Fórum Trabalhista de Macapá passará a funcionar, em 2016, em um novo espaço. Com as obras em andamento, o novo Fórum integrará o Polo Judicial que está sendo implantado na cidade, com apoio da Infraero e da Secretaria de Patrimônio da União. Conforme o cronograma, já foram concluídas a parte estrutural do prédio e vedações para, em breve, iniciarem os acabamentos.

Com o andamento das obras dentro do previsto, a expectativa de quem atua diariamente nas Varas do Trabalho de Macapá é crescente, conforme afirma a Juíza do Trabalho Titular da 6ª Vara do Trabalho de Macapá, Flávia Kuroda, Diretora do Fórum, em exercício. “Aguardamos ansiosos e as expectativas são as melhores. Finalmente teremos, em um único prédio, todas as oito Varas reunidas, assim como o polo administrativo do Fórum e a Central de Mandados. O prédio novo foi pensado e está sendo construído em cima das necessidades do serviço, trazendo maior conforto para juízes, servidores e jurisdicionados,  além de contar com auditório, almoxarifado, bancos e amplo estacionamento”.

Com aproximadamente 9 mil m², as novas instalações estão sendo construídas na Zona Norte da cidade, onde outros órgãos estão sendo instalados, como Polícia Federal, Receita Federal, Tribunal de Justiça do Estado e Tribunal Regional Eleitoral. Para a magistrada, “com isso, ganha a população em geral, que terá diversos serviços concentrados em uma mesma região, além da enorme valorização do entorno e de todo o bairro”. Representando os advogados que atuam no Estado do Amapá, o Presidente da OAB-AP, Dr. Paulo Campelo, afirma que a construção deste novo Fórum é uma conquista histórica para a advocacia e para o povo do Amapá, uma bandeira há muito tempo defendida pela Ordem, que trará melhoria do serviço à população.

A obra possui um custo total de R$ 21 milhões e teve o apoio fundamental de parlamentares do Estado do Amapá que, através de verbas destinadas por meio de emendas de bancada ao Orçamento da União, tornaram viável a execução do projeto. O Senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), destaca que a destinação de verbas para essas obras estruturantes, sejam de caráter geral ou específico, “são absolutamente necessárias, especialmente neste caso, quando se propiciará aos usuários a ampliação dos serviços judiciais de proteção e busca de direitos, os quais, o Estado – e os poderes constituídos – tem a obrigação de lhes prover. Nós, como representantes eleitos, por certo, somos elo importante nesta luta”.

Segundo ele, a proximidade, a agilidade e a presteza serão as marcas desta obra, cujos resultados serão condizentes com as necessidades dos que buscam, na Justiça do Trabalho, amparo aos seus reclamos. “Esta obra legará aos servidores condições de prestar tais serviços de forma satisfatória e eficiente. Ganhamos todos: sociedade, usuários, servidores, advogados”, afirma o Senador.