Novo Fórum de Parauapebas gera expectativas

— Foto: ASCOM8

 

Com aproximadamente 200 mil habitantes, o município de Parauapebas vive a expectativa de receber, ainda este ano, as novas instalações da Justiça do Trabalho na região. Atualmente, o Fórum Trabalhista de Parauapebas está dividido em dois prédios distantes um do outro, sendo um destinado às 1ª, 2ª e 3ª varas, e o outro, à 4ª vara, central de mandados, protocolo, tomada de reclamação e distribuição.

De acordo com a Diretora do Fórum Trabalhista do município, Juíza Titular da 2ª Vara do Trabalho de Parauapebas, Suzana Affonso Carvalho dos Santos, este é um momento de contentamento e esperança. “É possível imaginar a ansiedade e expectativa de magistrados, servidores, advogados e jurisdicionados em geral com a inauguração do novo prédio. Já visitei o prédio e, confesso, cada vez que o vejo, aumenta minha alegria em saber que, agora, contaremos com uma estrutura digna da Justiça do Trabalho, para podermos trabalhar com maior satisfação e atender melhor os jurisdicionados”, afirmou.

Acreditando que a inauguração do novo prédio representará um divisor de águas para a história da Justiça do Trabalho na região, a magistrada destaca que, por ser um município em crescimento, obras da magnitude do novo Fórum “deixam a sociedade local com boas expectativas, pois percebem a evolução da cidade e sua importância para o cenário regional e nacional”. O novo prédio, que possuirá mais de 4 mil m², está localizado na área de uma antiga praça, doada pelo município para abrigar órgãos do Judiciário. Nas proximidades, serão instaladas ainda a Justiça Estadual, o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública, Justiça Eleitoral e OAB, facilitando o acesso do cidadão a diversos órgãos da justiça. “As expectativas são as melhores possíveis. Destaco o empenho da administração do TRT8, tanto a atual como as administrações anteriores, para que esse sonho venha a se tornar realidade”, finalizou a Juíza.

Apoio

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região deu início às obras do Novo Fórum Trabalhista de Parauapebas, em 2011. Nesse mesmo ano, através de emendas parlamentares, a construção recebeu o aporte de mais de R$ 2 milhões. Para o Senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA), que somente em 2014 garantiu R$ 200 mil para a obra, o empenho em conseguir captar tais recursos se deu com o objetivo de expandir e modernizar a Justiça do Trabalho na Região, por entender a relevância do trabalho desenvolvido, garantindo os direitos dos trabalhadores de Parauapebas e dos municípios circunvizinhos, como Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado dos Carajás.

“A ampliação da capacidade de atendimento e modernização da sede, neste momento, é muito importante, dada a implantação dos projetos que ora se instalam na região, ou que irão elevar a produção naquela área. Com este novo Fórum, que deverá ser inaugurado no mês de agosto, estamos reforçando que a justiça trabalhista, instituição importantíssima para o equilíbrio entre as disparidades sociais existentes, possa atender mais e melhor os trabalhadores. Tenho certeza que, com esta nova sede, os representantes do poder judiciário, que se debruçam sob temas voltados às relações do trabalho, poderão atender à população local de maneira mais célere, além, é claro, de expandir a capacidade de atendimento, que, segundo dados das próprias Varas do Trabalho de Parauapebas, vem crescendo fortemente na região. Fenômeno este que também ocorre em outras regiões do Pará, e, para atender a alta demanda, apresentei outras emendas para a construção do edifício-sede do Fórum Trabalhista de Santarém e a ampliação da sede do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região em Belém”, afirmou.