O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, através da Escola Judicial (EJUD8), deu inicio na segunda-feira (30), ao VIII Curso de Formação Inicial de Juízes, tendo como público-alvo os magistrados aprovados no último concurso C-333. O curso foi aberto pelo Presidente do TRT8, Desembargador do Trabalho Francisco Sérgio Silva Rocha, que recepcionou os novos magistrados destacando a tradição de acolhimento da 8ª Região e os objetivos do curso. Participarão do curso os juízes do trabalho substitutos Gustavo Martins, Paulo Dornelles Junior, Luana Domitilo Costa e Vinícius de Paiva.
Após a abertura, a Desembargadora do Trabalho Suzy Elizabeth Cavalcante Koury, membro do Conselho da Escola, detalhou aos participantes como funcionará cada etapa do curso, que terá duração de 60 dias e encerra em junho. De acordo com ela, o objetivo é passar para os magistrados o perfil da região. “Os quatro são oriundos de outros estados da federação, e , ainda que não fossem, é preciso que os juízes conheçam mais a realidade amazônica, os projetos de desenvolvimento, porque assim poderão ter uma noção do que esperar no que diz respeito às demandas”, afirmou.
Voltado para a prática, o curso proporcionará aos magistrados, além do conhecimento sobre o tribunal em si, uma visão geral das especificidades da 8ª região. “Não pretendemos ensinar matérias que eles têm acesso em livros comuns e que já estudaram para passar no concurso. Vamos ensinar técnicas que são utilizadas pelos juízes efetivamente na jurisdição, ajudá-los a entender os programas de que dispomos e vamos tratar alguns temas polêmicos e contemporâneos da justiça do trabalho. Os magistrados farão visitas monitoradas a projetos existentes na região, como Vale e Belo Monte, terão simulações de audiências, acompanharão audiências nas varas do trabalho de Belém e Ananindeua, para depois discutirem essas experiências e chegarem na jurisdição mais seguros no que diz respeito à rotina da justiça do trabalho”, destacou a Desembargadora Suzy Koury.
Em seguida, foi ministrada a aula inaugural com a Professora Doutora Bárbara Lou Veloso Dias, com o tema “O Juiz do Trabalho e a Ética Profissional”. Para o juiz do trabalho substituto Gustavo Martins, após passarem pela etapa de formação na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), a expectativa é grande quando ao módulo regional. “A Enamat tem um programa de aulas bastante diversificado e intenso, que permitiu nos inserir em temas contemporâneos do direito do trabalho e também com atuação prática, e a expectativa para o módulo regional é proporcionar a junção deste conhecimento já adquirido, com o do âmbito regional, pois é aqui que iremos trabalhar e precisamos estar inseridos nessa realidade”, afirmou.
O curso de formação seguiu na terça-feira (31), de 8h às 12h e 14h às 18h, onde foram trabalhados temas relacionados à estrutura do tribunal. Estiveram presentes na abertura do curso, os Desembargadores do Trabalho Gabriel Velloso Filho (Corregedor Regional), Sulamir Monassa de Almeida, Ida Selene Correa Braga e Marcus Losada; o Juiz do Trabalho Titular da 3ª VT de Ananindeua, Océlio Morais, Vice-Diretor da EJUD8; a Juíza do Trabalho Claudine Teixeira, Presidente da Amatra8 e membro do Conselho da Escola; Juiz do Trabalho Substituto Eduardo Ezon, membro do Conselho da Escola.