Este mês em que comemora 33 anos, o município de Xinguara e sua população poderão desfrutar das novas instalações da Vara do Trabalho doquela localidade, com jurisdição sobre os municípios de Xinguara, Água Azul do Norte, Ourilândia do Norte, Rio Maria, Piçarra, Sapucaia, São Félix do Xingu e Tucumã. Em cerimônia com data ainda a ser definida, o Presidente do TRT8, Desembargador do Trabalho Francisco Sérgio Silva Rocha, fará a inauguração do novo espaço.
A reforma é o atendimento de uma demanda de todos os servidores e magistrados que ali atuam, e consistiu em uma recuperação total das condições físicas da Vara e o resultado é considerado muito bom pelos servidores que lá atuam, conforme destaca Adriana Cavalcante, Diretora de Secretaria: “A Vara passou por uma mudança não apenas visual, mas, principalmente, em nós mesmos, nos sentimos mais motivados para trabalhar. Estávamos passando por muitos problemas estruturais, pois a VT era localizada em uma casa antiga. Agora, com essa reforma, contamos com a possibilidade de uma maior organização, o espaço da secretaria foi ampliado, assim como da direção e do assessor. Contamos com mais estrutura para desenvolver um trabalho mais eficaz”.
Com o novo espaço, a Vara passou a contar com uma secretaria mais ampla, o que proporciona aos servidores um local mais adequado de trabalho e ao jurisdicionado, um melhor espaço de atendimento. Com a reforma, também foram construídos dois novos ambientes, o arquivo e o depósito, demandas sempre frequentes nas varas trabalhistas localizadas fora da sede. A Vara possui ainda estacionamento e um sistema de bombeamento de água.
Com a reforma, a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Xinguara passou a ter uma ampla sala para atender aos advogados da região. De acordo com o presidente da subseção, Cícero Sales, o novo espaço melhorou bastante estruturalmente para todos os advogados. "Antes os advogados ficavam aguardando nas salas de audiências, muitos que vinham de fora não tinham local adequado para fazer cópias, escrever etc. Agora, com o espaço disponibilizado pelo TRT8, eles podem ficar aguardando as audiências nesse ambiente, que também conta com um sistema de alto-falante, por onde avisam as próximas audiências", destacou.
Nas palavras de Carlos Araújo, coordenador da DIENG, "podemos dizer que essa Vara conta, se não com a melhor sala, com uma das melhores e mais completas salas disponibilizadas para os advogados que militam na Justiça do Trabalho da 8ª Região."