Novo Fórum de Parauapebas será o primeiro a ter sistema de renovação de ar

— Foto: ASCOM8

 

Com previsão de entrega na segunda quinzena de agosto, as obras do Novo Fórum Trabalhista de Parauapebas estão sendo finalizadas. Este mês, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, Desembargador Francisco Sérgio Silva Rocha visitou a obra e verificou seu andamento. Com mais de 4 mil m² de área construída, o novo espaço irá abrigar as 4 varas trabalhistas do município, que atendem,​ além da população de Parauapebas, também​ os moradores de Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado dos Carajás.
Com um projeto considerado inovador, o Novo Fórum possuirá​, além do sistema de captação e reaproveitamento de água da chuva, já existente em outros Fóruns da 8ª Região, um inédito Sistema de Renovação do Ar. Esse sistema tem como principal função fornecer ar limpo para o interior dos ambientes, proporcionando a movimentação e renovação adequada do ar. De acordo com Hélio Albuquerque, engenheiro do TRT8 responsável em fiscalizar a obra, “a renovação do ar é feita de forma a atender as necessidades dos ocupantes do ambiente, evitando os sintomas típicos de quem passa muito tempo num ambiente climatizado sem renovação de ar, como a dor de cabeça e sonolência”.
Regulamentado pela Norma Técnica da ABNT nº 16.401, de 2008, o sistema ​busca proporcionar um ambiente de trabalho saudável a magistrados e servidores que atuam em Parauapebas, e ​funciona através de ventiladores mecânicos instalados nas parte externas do prédio, que injetam o ar limpo (ar fresco) através de dutos metálicos, após passar por filtros de ar. Conforme detalha Hélio Albuquerque, no Fórum de Parauapebas os ventiladores serão instalados nas marquises do prédio, os dutos entre a laje de cobertura e o forro dos ambientes, e as saídas do ar fresco serão através de grelhas metálicas nos forros das salas.
A partir desta experiência, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região pretende implantar o mesmo sistema nos demais Fóruns Trabalhistas da Região. Com relação ao andamento da obra, a parte interna está praticamente concluída, já estando instalados: elevador, gerador, sistemas de ar condicionado e de tratamento da água da chuva, além do sistema de renovação do ar. Nos próximos meses,​ serão instalados os quadros elétricos e a última etapa, que são as divisórias.
De acordo com Carlos Araújo, Coordenador da Divisão de Obras e Projetos de Engenharia, a previsão de conclusão da obra é dia 17 de agosto, sendo que a partir do dia 3 de agosto, as áreas de informática e manutenção já estarão autorizadas a entrar no prédio para fazer as instalações necessárias.
A inauguração do Novo Fórum est​á prevista para o dia 31 de agosto, com toda​s​ as Varas Trabalhistas em funcionamento.