TRT/RJ recebe visita do Corregedor da 8ª Região

— Foto: ASCOM8

 

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região recebeu, esta semana, a visita do corregedor Regional do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Pará e Amapá), desembargador Gabriel Napoleão Velloso Filho. A visita teve como principal objetivo a troca de experiências entre os dois Tribunais em ações desencadeadas por eles: o Projeto PJe-Calc, ferramenta de cálculos trabalhistas para processos que tramitam em PJe-JT, desenvolvida pelo TRT8, e o trabalho da Coordenadoria de Apoio à Efetividade Processual (Caep) - unidade do TRT/RJ voltada para a solução conciliatória dos conflitos.
 
O sistema PJe-Calc, projetado por uma equipe técnica da 8ª Região, foi apresentado na quarta-feira (20/5) pelo corregedor do TRT8 à presidente do TRT/RJ, desembargadora Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos, e à corregedora do Regional fluminense, desembargadora Edith Maria Corrêa Tourinho. A intenção do corregedor é que possa ser estendida a cooperação tecnológica que já existe entre os dois Regionais. O TRT/RJ já utiliza o JurisCalc, programa também criado pelo TRT do Pará e do Amapá há 13 anos e que permite a elaboração de sentenças líquidas com facilidade.
 
De acordo com o magistrado, o PJe-Calc foi desenvolvido em uma arquitetura compatível com a utilizada pelo sistema PJe-JT e traz funcionalidades não disponíveis no JurisCalc. O programa já está funcionando na 8ª Região em caráter de teste e, de acordo com a Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT da 8ª Região, a previsão é que seja instalado inicialmente nas 17 Varas do Trabalho de Belém (Pará) no dia 15/6.
Na terça-feira (19/5), o corregedor visitou a Caep, no Prédio-Sede - que teve recentemente suas instalações reformuladas -, e ficou entusiasmado com o trabalho realizado para a conciliação e a promoção de meios para uma execução eficiente. "Seria interessante levarmos essa visão mais sistêmica da execução para a 8ª Região", disse ele. Em junho do ano passado, o TRT/RJ recebeu o prêmio "Conciliar É Legal", na categoria Prêmio Especial de Qualidade - fruto do trabalho desenvolvido pela equipe da Caep.
Fonte: TRT1.