Um mês e cinco dias depois da última sessão, em Belém, o Projeto Conciliar em Recurso de Revista retorna as audiências de conciliação na sala de sessões do Pleno.
O advogado Luiz Carlos de Souza Santos e seu cliente compareceram à sessão e, apesar de não terem podido conciliar porque a outra parte não compareceu, fez uma avaliação bastante positiva da ação do Tribunal.
"Acho louvável esse tipo resolução de processos. Gostaria de parabenizar a Justiça do Trabalho pela iniciativa. Espero que essa forma de conciliar se mantenha de forma rotineira", disse o advogado que tem mais de 20 anos de carreira.
"Normalmente, demora anos para que um processo saia da 2° instância para o TST. Ela (a sessão de conciliação) traz mais rapidez no fim de uma demanda trabalhista", comentou o advogado.
Para a advogada Jhayanne Aguilar, que trabalhou na conciliação de um processo da empresa Estrela do Norte, avalia o projeto de forma favorável pois "aproxima as partes". "O TRT8 presta um serviço importante porque os dois lados necessitam de um intermediário para realizar o encontro e, por consequência, a conciliação", explicou.
Hoje, a empresa aceitou fechar um acordo em mais de R$100 mil. Apesar da empresa ter vencido em primeira instância e a decisão ter sido reformada em segundo grau, para a advogada, foi melhor conciliar, porque os juros em caso de perda do recurso seriam muito altos e "nessa conciliação conseguimos reduzir os juros e ainda parcelar o pagamento de 10 vezes", avaliou.
Nas audiências de hoje, atuaram a Desembargadora Francisca Oliveira Formigosa - auxiliar da vice-presidência; e o juízes do trabalho substituto Saulo Mota.
Veja abaixo como agendar processos para novas audiências de conciliação:
Pessoalmente na Vice-Presidência: 3º andar do prédio sede do TRT, de 8h às 13h.
Fones: (91) 4008-1741/1707/7011.
WhatsApp: (91) 98141-7401 (Des. Francisca Formigosa - Auxiliar da Vice-Presidência)
E-mails: vice.presidencia@trt8.jus.br , francisca.gab@trt8.jus.br ou francisca.formigosa@trt8.jus.br
Veja as fotos aqui.