No dia 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, por meio da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e seus parceiros, realizarão diversas ações com o objetivo de conscientizar a população sobre os males do trabalho infantil e a necessidade de sua erradicação. De acordo com dados da última pesquisa do PNAD (2013), o Brasil ainda possui mais de 3.188 milhões de crianças entre 05 e 17 anos trabalhando, sendo 198 mil no Estado do Pará, com maior concentração entre os jovens de 15 a 17 anos.
O foco das ações será o trabalho de crianças e adolescentes dentro de coletivos e nos sinais de trânsito da capital. Assim, serão realizadas “Blitz de Conscientização” com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana de Belém - Semob, onde as magistradas gestoras do programa farão a entrega de material educativo dentro dos coletivos, contendo as dez razões pelas quais as crianças não devem trabalhar, com apoio de servidores da justiça do trabalho e acadêmicos da Faculdade Maurício de Nassau. O mesmo trabalho também será realizado por voluntários das instituições parceiras, com entrega de material em diversos semáforos de Belém a pedestres e motoristas.
Como parte da ação, devido a parceria firmada com o Setransbel e Sindicato dos Rodoviários, cartazes serão fixados no interior dos ônibus e os motoristas e cobradores das linhas de maior abrangência estarão uniformizados com a blusa da Campanha Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil, assim como todos que estarão realizando as ações no interior dos coletivos e nos semáforos. Para chamar a atenção da sociedade, dez outdoors alusivos à data e à campanha estão espalhados pela cidade e região metropolitana, e também serão distribuídos mais de 2.700 adesivos para carro.
No dia 13 de junho, sábado, de 8:30h às 12h, a ação de conscientização terá continuidade na praia de Outeiro, junto aos barraqueiros e público que frequenta o local, com a parceria do MPE, Promotoria de Icoaraci, Conselho Tutelar de Outeiro, Agência Distrital de Outeiro, Fecomércio e Acadêmicos da Faculdade Maurício de Nassau.
Ao longo da semana, ações da Campanha serão realizadas por parceiros, nos municípios de Santarém, Parauapebas, Marabá, Abaetetuba, Castanhal, Capanema e Limoeiro do Ajuru, todas com apoio de magistrados trabalhistas com jurisdição nesses Municípios.
Coordenadas pelas Juízas do Trabalho Maria Zuíla Dutra e Vanilza Malcher, Gestoras Regionais do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho na 8ª Região, as ações contarão com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público do Estado do Pará (MPE-PA), Associação dos Magistrados Trabalhistas da 8ª Região (Amatra8), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-PA), Fecomércio/PA, Senac, Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel), Sindicato dos Rodoviários do Estado do Pará, Proativa, Faculdade de Belém (Fabel), Faculdade Maurício de Nassau, Conselho Tutelar de Outeiro, Agência Distrital de Outeiro, entre outros.