Durante esta semana, os servidores das Varas do Trabalho de Altamira e Paragominas receberam o treinamento em Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT). Promovido pela Escola de Capacitação Itair Sá da Silva, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, o curso teve como objetivo mostrar na prática o funcionamento do sistema aos servidores e familiarizá-los com as funcionalidades, que passarão a utilizar assim que o sistema for instalado em suas varas. Em Altamira, o PJe-JT será instalado no próximo dia 18 de junho, e em Paragominas, no dia 26.
Sendo este o primeiro contato dos servidores com o sistema, o Diretor de Secretaria da Vara do Trabalho de Altamira, Jidivan Rosa dos Santos, afirma que “quando se falava em PJe, parecia um bicho de sete cabeças e, durante a realização do curso, estamos percebendo que quem tem a visualização do andamento processual físico vai ter certa facilidade pra atuar no PJe, porque as caixas de diálogo que são abertas nos mostram onde está o processo, o que está precisando fazer”.
De acordo com ele, no dia a dia de trabalho os benefícios serão muito grandes, pois poderá acompanhar o passo a passo de tudo que está acontecendo com o processo e até intervir ao verificar possíveis erros. “Isso é muito bom porque a gente vai atuar em tempo real e vai agilizar muito mais, inclusive vai liberar nosso tempo para outras atividades judiciárias”, complementou.
O curso foi ministrado pela Diretora de Secretaria da 10ª VT de Belém, Joléa Rebelo, para treze servidores, sendo cinco de cada uma das varas de fora da sede que receberão o PJe este mês, e três servidores de Belém, removidos recentemente de varas que não atuavam com PJe. Durante o curso, todos os participantes acessam o ambiente de treinamento do sistema PJe-JT, e juntamente com a instrutora podem fazer o passo a passo das tarefas que executarão no dia a dia.
“No ambiente de treinamento temos uma cópia do sistema real, em que conseguimos fazer todas as atividades que fazemos na secretaria da vara. E uma coisa importante, é que este ambiente não é disponibilizado apenas nas salas de curso, ele pode ser acessado de qualquer computador e as simulações podem ser feitas a qualquer momento no ambiente de treinamento. Inclusive, eu própria na vara, quando tenho alguma dúvida, ao invés de testar no ambiente real, acesso o ambiente de treinamento e vejo se o resultado que espero acontece”, ressaltou Joléa.
A partir as impressões verificadas ao longo do curso, o Diretor de Secretaria da VT de Paragominas, fez uma avaliação positiva do sistema. “Com certeza nesse início vamos ter problemas naturais de qualquer coisa nova, teremos pequenas resistências, de alguns servidores e da classe dos advogados. Mas devemos olhar o mundo de uma maneira tecnológica, e estar conscientes que é um caminho sem volta e é uma questão de adaptação. O PJe é um sistema grande, nacional, que está passando por melhorias constates para tornar o programa sempre mais leve e operacional”, destacou.
Veja fotos aqui.