Na última semana, os servidores que atuam na Vara do Trabalho de Castanhal perceberam uma melhora considerável no acesso a internet. Sendo uma das varas do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região que atuam em PJe (Processo Judicial Eletrônico), a internet é um item fundamental para o bom funcionamento da vara e a efetividade da prestação jurisdicional.
A melhora deve-se à instalação da rede de fibra óptica do NavegaPará, programa da Prodepa (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará), para atender a VT daquele município. Utilizado como link redudante em Castanhal, o NavegaPará anteriormente funcionava via rádio, que, tecnicamente, permite o oferecimento de sinal com qualidade inferior à da fibra.
De acordo com o Secretário de Audiências Hilton Joseph Neto, a melhora foi perceptível no andamento das audiências. “Essa semana percebemos a melhora na internet em sala de audiência, com a realização de downloads, por exemplo, que consegui fazer com rapidez. Essa era uma dificuldade que tínhamos. Os advogados conseguiram acessar seus computadores sem problemas para consultar processos. Com certeza melhorou”, afirmou.
O servidor José Neto, que atua no Grupo de Apoio ao PJe e passou a semana na VT de Castanhal, auxiliando na realização do Inventário Virtual do PJe, afirma que a mudança foi considerável. “A impressão que tive foi que melhorou a velocidade, pude perceber isso durante a realização do inventário, na abertura dos formulários do e-Gestão, que normalmente demoram para carregar”, declarou.
Parceria
Além de Castanhal, a parceria do TRT8 com a Prodepa está levando a fibra ótica também para a sede (Belém), Marabá, Santarém e Altamira. De acordo com o Presidente da Prodepa, Théo Pires, a entrega de links em fibra óptica nessas localidades permite a ampliação dos circuitos existentes com ganhos também na sua estabilidade, como ocorrido na Vara de Trabalho de Castanhal, que possui agora 10 Mbps para tráfego das informações do PJe-JT até a Sede do Tribunal, em Belém.
Para Théo Pires, a parceria através da implantação de uma infraestrutura pública de rede corporativa de dados de alta capacidade em fibra óptica, permite otimizar o investimento dos recursos vindos da sociedade, atendendo novos municípios, cada vez mais distantes e num prazo menor. “O trabalho em conjunto do TRT 8 e Governo do Estado do Pará, através da PRODEPA, traz benefícios para a sociedade paraense porque ganha o jurisdicionado, com a prestação jurisdicional mais célere, ganha o Judiciário pela disponibilização de novas ferramentas informatizadas em Varas Trabalhistas distantes da Sede e ganham os magistrados e servidores pela facilidade de contar com links melhores para realizarem suas rotinas de trabalho. A nossa expectativa é que a parceira possa ser ampliada, com a possibilidade do TRT 8 contribuir com a implantação de cabos de fibra óptica em novos municípios ainda não atendidos”, destacou.