SETUR avalia potencial turístico do Memorial do TRT8

— Foto: ASCOM8

 

O Memorial Arthur Francisco Seixas dos Anjos, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, recebeu a visita Técnica da Secretaria de Turismo de Belém -SETUR, na manhã desta quarta-feira (14), como parte dos procedimentos de análise para inclusão como roteiro turístico da capital paraense. 

Com este reconhecimento, o Memorial do TRT8 pretende ampliar sua visibilidade e estrutura, e levar ao conhecimento da sociedade e de pesquisadores a riqueza da história da Justiça do Trabalho e da 8º Região Trabalhista. 

Para a equipe do Memorial que esteve presenta à visita, a vontade de tornar o espaço em um ponto turístico de Belém surgiu durante uma reunião de trabalho. O grupo avaliou que, apesar de se tratar de um museu recente, ele possui uma boa estrutura, mesmo se comparado a espaços mais antigos. E, por isso, foi solicitada à Secretaria de Turismo uma avaliação do Memorial. Apesar de algumas necessidades de melhorias apontadas pelos técnicos da SETUR, a equipe do Memorial ficou bastante otimista com a possibilidade de reconhecimento do espaço como ponto turístico de Belém, visto que o público-alvo é toda sociedade Belenense, mesmo tendo uma temática própria, por trabalhar com a questão da História da Justiça do Trabalho.

Para Rafaella Brito, Gerente de Turismo Cultural do Estado e responsável pela visita técnica, o Memorial ganha em vários aspectos, o primeiro é a acessibilidade que ele possui, além de ter um acervo único e diferenciado. “Adorei o Memorial, há um cuidado com o acervo, cuidado de querer se integrar como Ponto Turístico. Apesar de já conseguirmos imaginar qual seria o público-alvo de visitantes, é algo que ainda precisa ser definido. Como é uma visita técnica, desenvolvida dentro da Diretoria de Produtos Turísticos, há uma ficha de produtos onde a gente avalia itens como acessibilidade, localização, limpeza, iluminação, estes são os pontos cruciais. Há também a avaliação de markenting, onde é avaliado como está sendo divulgado o lugar, tempo de visitação, período da visitação, facilidade das pessoas obterem informações a respeito do local. A partir daí, é apresentado um plano de melhorias, que é configurado como nosso instrumento para poder apontar para os produtos turísticos e aquilo que é necessário para sua melhoria”, explicou Rafaella.  

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