
O curso de Reciclagem Anual dos agentes de segurança do TRT8 iniciou na manhã de segunda-feira (19), no Polo Administrativo do TRT8. Esta é apenas a primeira das três turmas programadas pela Escola de Capacitação de Servidores. Com duração de uma semana para cada turma, o curso é dividido em aulas teóricas, práticas, teste de aptidão física e direção evasiva. Ao final, os agentes de segurança ainda fazem uma prova teórica para avaliar os conhecimentos adquiridos.
Para complementar a reciclagem, 12 servidores do Grupo Especial de Segurança irão se submeter a teste psicotécnico e, os aprovados, ainda passarão por teste de tiro, que será realizado ao final do treinamento.
A reciclagem acontece anualmente para os agentes de segurança da Justiça do Trabalho e é necessária para a manutenção da GAS - Gratificação de Atividade de Segurança. A organização do curso envolve a dedicação de várias unidades, segundo explica Claudilena Puget, Chefe da Seção de Treinamento e Desenvolvimento da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas. "A Divisão de Segurança é quem nos diz quais os servidores que irão fazer o curso, uma vez que, para os agentes de segurança que estão lotados em gabinetes de magistrados, há uma exceção na obrigatoriedade da reciclagem; visto que eles recebem uma função e perdem a GAS. Depois de definidos os servidores que farão o curso, eles são encaminhados para a Coordenadoria de Saúde, para realização de exames e consulta junto ao médico do trabalho, que irá liberar aqueles que estão aptos a fazer o TAF - Teste de Aptidão Física", explica Claudilena.
Mauro Raiol, agente de segurança, mostra-se entusiasmado pelo treinamento.“O bom do curso é que ficamos atualizados para nossas atividades como segurança e vemos que há um crescimento de qualificação, estamos sendo estimulados a estar aptos dentro da nossa profissão. É um curso muito importante. Hoje, por exemplo, falamos sobre inteligência e contra inteligência”, relata.
Para João Dantas, Chefe de Segurança no Fórum Trabalhista de Macapá, participar do treinamento é um estímulo que vai além da percepção da GAS. “A finalidade é nos capacitar, nos preparar para o serviço do dia-a-dia. É um curso essencial e consegue, dentro do prazo estabelecido, trazer um conhecimento muito bom para o desempenho da nossa profissão", conclui.
Fábio Vianna, Coordenador de Segurança Institucional do TRT8, diz que estimular e preparar os servidores da área de segurança é uma preocupação constante da unidade. “O Conselho Nacional de Justiça, juntamente com o Tribunal Superior do Trabalho, tem um mínimo do programa que deve ser ministrado durante a capacitação. Quando montamos a grade do curso para este ano, colocamos outras matérias que julgávamos ser importantes. Agora, acerca de um mês atrás, tomamos conhecimento de que o COLEPRECOR vai colocar algumas dessas matérias na grade curricular dos futuros agentes de segurança. Ou seja, nos próximos cursos serão exigidas matérias que os nossos servidores já estão tendo hoje”, explica Fábio Vianna.
Segundo Eliedson Miranda, Capitão da Policia Militar e Instrutor do curso, “cobramos o nível básico, vamos sentir a turma e ver como será o rendimento. O nível técnico vai sendo intensificado de acordo com a progressão das turmas. Estamos tendo um rendimento satisfatório, apesar de ser o primeiro dia, a turma é bem receptiva e tem uma boa expectativa do curso”.
A segunda turma de reciclagem para agentes de segurança do TRT8 será formada na segunda semana de novembro e a terceira, na quarta semana de novembro, com 40 servidores por turma, aproximadamente.
Veja fotos, clique aqui.