
Com o objetivo de trocar experiências e conhecer a implementação de processos eletrônicos na Justiça do Trabalho da 8ª Região, o TRT8 recebeu nesta terça-feira (10), uma equipe da Secretaria de Administração do Estado do Pará e da Prodepa (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará). A Secretária de Administração Alice Viana e o Presidente da Prodepa, Théo Pires, participaram da reunião que foi aberta pela Vice-Presidente do Tribunal, Desembargadora Sulamir Monassa, no exercício da Presidência, e em seguida conduzida pelo Desembargador José Maria Quadros de Alencar.
Na ocasião, conheceram as metodologias utilizadas pelo TRT8 para a Gestão de Desempenho, como são elaborados os Cenários Prospectivos, o processo de implementação da Gestão por Competências, além do funcionamento do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) e como está sendo implementado o Processo Administrativo Eletrônico no regional. Conforme destacou a Secretária Alice Viana durante a reunião, o objetivo do encontro foi aprender um pouco mais e compartilhar experiências de gestão, que auxiliem na implementação de um processo administrativo eletrônico no âmbito da Administração Estadual.
O Coordenador de Gestão Estratégica do Tribunal, Rodopiano Neto, apresentou os pontos sobre a Estratégia do TRT8 para 2015-2020, as perspectivas do mapa estratégico, o modelo de gestão de projetos e como funciona o acompanhamento dos dados e as melhorias dos indicadores. A Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas do TRT8, Simone Pípolos, apresentou o modelo Gestão por Competências, no qual o TRT8 é referência no Judiciário Trabalhista nacional.
Com relação ao Processo Judicial Eletrônico, o Diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal, Marco Aurélio Rego e a Diretora de Secretaria da 10ª VT de Belém, Jolea Rebelo, apresentaram como funciona o fluxo de trabalho dentro do processo eletrônico e, para finalizar, a Coordenadora de Sistemas da Setin/TRT8, Mônica Guimarães, apresentou um pouco sobre o PROAD (Processo Administrativo Eletrônico), desenvolvido pelo TRT da 12ª Região e que passará a ser utilizado pelo TRT8, em breve.
Durante a reunião, os membros das equipes puderam tirar dúvidas com relação aos pontos apresentados e discutir caminhos para a implementação do sistema administrativo eletrônico no âmbito da administração estadual. Conforme apresentado, a Prodepa já desenvolveu este sistema e a intenção é agilizar sua implementação. Ao final, o Desembargador José Maria Quadros de Alencar entregou uma Revista do Tribunal e a apresentação realizada, e colocou o Tribunal à disposição para auxiliar neste processo. “Esperamos ter contribuído de algum modo, contem conosco tanto na parte de cenários prospectivos, como de BSC e gestão por competências. Nestas áreas temos uma contribuição relevante a dar, na formulação propriamente dita e no desenvolvimento e acompanhamento, fazendo uma espécie de consultoria externa”, finalizou.
De acordo com Alice Viana, a ideia é trabalhar tanto a gestão estratégica quanto a modernização da gestão com o processo administrativo eletrônico, e conhecer outras experiências. E, segundo ela, buscar apoio foi a forma de tentar executar o objetivo de forma mais rápida e eficiente. “A ferramenta nós temos, por isso a experiência de vocês é importante para conhecer como podemos agilizar esse processo de implementação. A discussão foi riquíssima, ampliou bastante os nossos horizontes e creio que daqui vão se desdobrar. Tenho certeza que o Tribunal tem toda esta disposição, o Estado também, no sentido desta intercooperação para que possamos melhorar nossa qualidade de prestação de serviço que é nosso objetivo maior, tanto do Tribunal quanto nosso, Estado”, declarou.
Veja fotos aqui.