A partir do dia 30 de novembro, o TRT8 realizará duas pesquisas distintas, analisando a qualidade do atendimento dos usuários externos e o clima organizacional em seu ambiente interno.
Com o objetivo de avaliar a satisfação dos públicos interno e externo da Justiça do Trabalho da 8ª Região, o TRT8 realizará, a partir do dia 30 de novembro, nova edição das Pesquisa de Clima Organizacional e Pesquisa de Satisfação do Usuário.
Realizadas anualmente, desde 2007, as pesquisas são um dos principais instrumentos que subsidiam a administração na priorização de iniciativas e ações estratégicas, visando a construção de um melhor ambiente de trabalho e uma melhor prestação de serviço à sociedade.
A Pesquisa de Clima Organizacional, respondida por magistrados e servidores, avalia pontos referentes à administração, comunicação, qualidade, relacionamento interpessoal, motivação, infraestrutura e conhecimento acerca do TRT8. Já a Pesquisa de Satisfação do Usuário avalia os serviços prestados pelo Tribunal do ponto de vista do público externo como, por exemplo, cordialidade no atendimento, horários de audiência, tempo de despachos, entre outros.
Este ano, a pesquisa voltada ao público externo traz como novidade a ampliação do público ouvido e sua realização, pela primeira vez, no formato on-line. De acordo com o Coordenador de Gestão Estratégica do TRT8, Rodopiano Neto, foi sentida a necessidade de aprimoramento desse instrumento. “Desde o início esta pesquisa era aplicada em forma de entrevista, restrita a Belém e aos advogados. A determinação do Presidente foi universalizar e acompanhar a visão de todos os usuários da Justiça do Trabalho da 8º Região. Além dos advogados, este ano qualquer usuário da Justiça do Trabalho poderá participar e o sigilo é garantido”, afirmou.
A pesquisa será disponibilizada através do Portal do TRT8 o que ampliará também o ambiente de análise. Ou seja, este ano, jurisdicionados, advogados, membros do Ministério Público, entre outros públicos que tenham relação com a Justiça do Trabalho de alguma forma, e em qualquer unidade da 8ª Região, poderão auxiliar na avaliação dos serviços que estão sendo oferecidos e com isso contribuir para o constante aprimoramento do judiciário trabalhista nos estados do Pará e Amapá.
Após a realização das Pesquisas, será elaborado pela equipe da Coordenadoria de Gestão Estratégica (Coges), um relatório do Diagnóstico Institucional, que será disponibilizado ao público e pode ser consultado por qualquer pessoa no Portal do TRT8.
Além da divulgação dos resultados, o relatório será enviado ao Comitê Gestor de Clima do TRT8, responsável em comunicar às unidades os resultados referentes a cada uma delas, estabelecendo prazos para que apresentem planos de ação para atuar nos pontos que podem ser melhorados.
“O objetivo é justamente identificar o que está comprometendo a organização em determinado aspecto, para que, de posse desta informação, o juiz e os outros gestores possam trabalhar no sentido de sanar aquela pendência e otimizar a prestação do serviço”, destaca a Presidente do Comitê Gestor do Clima Organizacional, Desembargadora Maria Valquíria Norat Coelho.
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