TRT8 avaliará Clima Organizacional e Satisfação do Usuário

— Foto: ASCOM8

 

​A partir do dia 30 de novembro, o TRT8 realizará duas pesquisas distintas, analisando a qualidade do atendimento dos usuários externos e o clima organizacional em seu ambiente interno. ​

Com o objetivo de avaliar a satisfação dos​ público​s​ interno e externo da Justiça do Trabalho da 8ª Região, o TRT8 realizará​,​ a partir do dia 30 de novembro, ​nova​ edição da​s​ Pesquisa de Clima Organizacional e Pesquisa de Satisfação do Usuário. 

Realizadas anualmente​,​ desde 2007, as pesquisas são um dos principais instrumentos que subsidiam a administração na priorização de iniciativas e ações estratégicas, visando ​a construção de ​um melhor ambiente de trabalho e uma melhor prestação de serviço à sociedade. 

A Pesquisa de Clima Organizacional, respondida por magistrados e servidores, avalia pontos referentes ​à​ administração, comunicação, qualidade, relacionamento interpessoal, motivação, infraestrutura e conhecimento ​acerca ​do TRT8. Já a Pesquisa de Satisfação do Usuário avalia os serviços prestados pelo Tribunal ​d​o ponto de vista do público externo como​,​ por exemplo, cordialidade no atendimento, horários de audiência, ​tempo de despachos, entre outr​os​.

Este ano, a pesquisa voltada ao público externo traz como novidade a ampliação do público ouvido e sua realização​,​ pela primeira vez​,​ ​no formato on-line. De acordo com o Coordenador de Gestão Estratégica do TRT8, Rodopiano Neto, foi sentida a necessidade de aprimoramento des​se instrumento. “Desde o início esta pesquisa era aplicada em forma de entrevista, restrita ​a Belém e aos advogados. A ​determina​ção do Presidente foi universalizar e acompanhar a visão de todos os usuários da Justiça do Trabalho da 8º Região. Além dos advogados, este ano qualquer usuário da ​J​ustiça do ​Trabalho poderá participar e o sigilo é garantido”, afirmou.

A pesquisa será disponibilizada através do Portal do TRT8 ​o que ampli​a​rá também o ambiente de análise. Ou seja, este ano, jurisdicionados, advogados, membros do Ministério Público, entre outros públicos que tenham relação com a Justiça do Trabalho de alguma forma​,​ e em qualquer unidade da 8ª Região, pode​rão​ auxiliar na avaliação dos serviços que estão sendo oferecidos​ e ​​com isso ​contribui​r​ para o constante aprimoramento do judiciário trabalhista nos estados do Pará e Amapá.

Após a realização das Pesquisas​,​ ​será elaborado pela equipe da Coordenadoria de Gestão Estratégica (Coges), um ​r​elatório d​o​ Diagnóstico Institucional, que se​rá disponibilizado ao público e pode ser consultado por qualquer pessoa no Portal do TRT8. 

Além da divulgação dos resultados, o​​ relatório ​será enviado ​ao Comitê Gestor de Clima do TRT8, responsável em comunicar ​à​s unidades os resultados referentes ​​a cada uma delas, estabelecendo prazos para que apresentem planos de ação para atuar nos pontos que podem ser melhorados.

“O objetivo é justamente identificar o que está comprometendo a organização em determinado aspecto, para que​,​ de posse desta informação, o juiz e os outros gestores possam trabalhar no sentido de sanar aquela pendência e otimizar a prestação do serviço”, destaca a Presidente do Comitê Gestor do Clima Organizacional, Desembargadora Maria Valquíria Norat Coelho. 

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