Campanha “Árvore dos Sonhos” beneficiará o Abrigo Especial Calabriano

— Foto: ASCOM8

 

Chegou dezembro e com ele o espírito natalino. A campanha "Árvore dos Sonhos" entra em ação e este ano beneficiará o Abrigo Especial Calabriano, localizado na Avenida Senador Lemos, próximo ao Tribunal e ao Fórum Trabalhista de Belém. Magistrados, servidores, estagiários e terceirizados estão convidados a fazer parte dessa mobilização.  Neste ano, ao invés de brinquedos, as doações serão de produtos necessários para o funcionamento e andamento do abrigo, e poderão ser entregues de 4 a 18 de dezembro, na Ascom.

 

O Abrigo Especial Calabriano atende crianças, adolescentes e adultos de ambos os sexos que possuem patologias neurológicas e que encontram-se em situação de risco pessoal, social ou abandono. Os pacientes são encaminhados pelo Juizado da Infância e da Juventude, e, atualmente, residem no abrigo 42 pacientes.

Os profissionais que lá trabalham buscam proporcionar atendimento integral aos acolhidos, em suas necessidades biopsicossociais, conferindo melhor qualidade de vida e contribuir para sua inclusão em todas as esferas sociais. A recuperação e manutenção dos vínculos afetivos com a família biológica ou substituta, também são prioridades, buscando, ainda,  os encaminhamentos necessários, em caso de adoção.

Os acolhidos contam com profissionais de neuropediatra, pediatra, clínico geral, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, pedagogas, psicopedagogas, psicólogas, fonoaudiólogas, assistentes sociais, educadores, nutricionistas, técnicos de enfermagem e farmacêutica. Além de todo suporte profissional dado dentro do abrigo, os pacientes fazem atividades externas como passeios, atividades religiosas e culturais, como as oficinas realizadas na Fundação Curro Velho.

"A importância da doação é contribuir para que essas crianças possam ter uma qualidade de vida melhor, uma vez que já foram abandonadas por suas famílias, então esses apoios que recebemos são essenciais para que possamos oferecer para essas crianças o melhor, vencendo assim as dificuldades de relacionamento e de convívio. Além do amor, temos que dar o suporte material para que elas tenham uma vida mais saudável. O ideal seria uma família, mas a gente tenta substituir na medida do possível essa família que eles tanto almejam", explica a assistente social, Vanessa Brabo.

Os interessados poderão doar os seguintes itens:

Fraldas geriátricas M e G,

Toalha de boca branca,

Escova de dente macia ‘Oral B’ comum,

Shampoo (diversos),

Sabonete glicerinado,

Roupa de cama de solteiro com elástico (100% algodão),

Sapatilha de meia masculina e feminina, com elástico e solado antiderrapante ou não.

Travesseiros pequenos para apoio de cabeça,

Roupas de malha (regatas).

 

Sobre o abrigo

O Abrigo Especial Calabriano foi criado a partir de um convênio firmado com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEAS). Em agosto de 2006, as crianças e adolescentes com deficiências neurológicas em situação de abandono ou de vulnerabilidade social atendidas pelo Espaço de Acolhimento Provisório Especial (EAPE), passaram a residir num espaço totalmente reestruturado pelo Projeto Casa da Criança.

Em espaço anexo ao Abrigo, funciona também a Unidade de Referência Especializada em Reabilitação Infantil (URE-REI), composto de equipe multidisciplinar para atender crianças com deficiências neurológicas, referenciadas da rede SUS. Funcionando de segunda a sexta–feira, realizando em média 750 atendimentos/mês.

Veja fotos aqui