EJUD encerra ano letivo e faz planos para 2016

— Foto: ASCOM8

 

A Escola Judicial do TRT8 encerrou na sexta-feira (11), no auditório Aloysio Chaves, o seu ano letivo. Com o tema "Começar de novo", o terapeuta e assistente social Aluísio Almeida encerrou o ciclo de palestras programado pela escola para o ano de 2015. 

Com a participação de magistrados e servidores, Aluísio abordou a importância dos ciclos na vida de cada indivíduo e de como eles ajudam a cumprir etapas. "Muitas vezes não queremos fechar ciclos, porque não queremos nos confrontar com pendências", explicou. O facilitador também usou o exemplo da conciliação em sala de audiência , na qual os magistrados dão a oportunidade das partes resolverem mais do que uma simples questão financeira, mas de encerrar um dos ciclos da vida.

Perguntas como: para onde você está indo, quais seus sonhos e como está a sua vida (financeira, profissional, saúde, lazer, familiar, amizade, espiritualidade e amor) também direcionaram a reflexão. 

Na parte da tarde, na sala de aula da EJUD8, Aluísio reuniu-se com diretores de secretaria de Varas de Belém e Ananindeua e magistrados, para ouvir e entender as necessidades do grupo. Em 2016, ele irá participar de um novo projeto da EJUD8, que levará treinamento gerencial diretamente a Fóruns da 8ª Região. "Vou escutá-los para saber quais necessidades essas unidades possuem. Só então vou formatar o trabalho, que poderá passar por temas como relacionamento interpessoal, comunicação, qualidade de vida no trabalho", explicou.

Para o Diretor da Escola Judicial, Desembargador Marcus Losada Maia, ao mudar a direção da EJUD chegaram também alguns assuntos novos a serem enfocados. No próximo ano, haverá a intensificação de temas voltados ao cotidiano do magistrado, como sala de audiência, processos, relacionamento interpessoal. "Todo Juiz é hoje um gestor de pessoas, de conflitos. Precisamos equilibrar  a capacitação e formação dentro destes aspectos técnicos e emocionais. Vamos também expandir nossa área de ação, chegando a diversos fóruns da 8ª Região​"​, afirmou. 

Muitos magistrados aprovaram o investimento no desenvolvimento pessoal. "Essa reflexão é muito importante, principalmente no final do ano. Precisamos ter este equilíbrio entre nossa vida pessoal e profissional", relatou o Juiz Substituto Paulo Dornelles Júnior.

Para a Juíza Substituta Elinay Ferreira de Melo, "o equilíbrio nas diversas áreas da nossa vida é fundamental, até o trabalho flui melhor. É muito importante esse investimento da EJUD em encontros não só jurídicos".
Para o Servidor Nilson Barros, as lições dos encontros com Aluísio Almeida promovidos pelo TRT desde a Semana Institucional vêm sendo​ um​ diferencial até na vida particular. "Que bom que o tribunal nos dá essa oportunidade, a gente chega em casa e conversa melhor, sabe como lidar com questões que eram difíceis. Eu estou aplicando na minha vida!", relatou o servidor. 

Para o presidente do TRT8, Desembargador  Sérgio Rocha, "é muito importante essa iniciativa na formação não só profissional, mas do ser humano. E isso está em consonância com a política de valorização do magistrado e do servidor. Só tenho a parabenizar a iniciativa da escola de chamar um palestrante que tem sensibilidade e vínculo com o tema". 

Veja as fotos do evento em nosso Flickr, clique aqui.