As primeiras medidas adotadas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região para a redução de gastos, após o corte do orçamento da Justiça do Trabalho para 2016, anunciadas pelo Presidente do TRT8, Sérgio Rocha, em e-mail no início do ano judiciário, foram tema de uma conversa com Diretor-Geral George Pitman,na última sexta-feira (08).
Com quase 200 pessoas na plateia do auditório e link para transmissão pelo portal do TRT8, a ideia do diálogo foi a de esclarecer a situação e os impactos da redução no dia a dia da instituição e, principalmente, pedir o apoio de todos.
George começou explicando que o corte foi de 30 % na verba de custeio, o que representa um montante de cerca de R$ 1.100.000,00 por mês.
Principais informações:
Permanência nas dependências da JT8: Entre as medidas anunciadas no encontro, a primeira delas é a redução do horário de permanência de magistrados e servidores no Tribunal, visando reduzir o consumo de energia elétrica, considerando que o valor sobe bastante a partir das 17h. Assim, em regra, o horário de permanência passa a ser das 8h às 16h, em todas as unidades da 8ª Região, judiciárias e administrativas, na sede e fora dela.
A partir das 16h, por regra geral, todos os computadores serão desconectados da rede do TRT8,ou seja, não terão acesso aos sistemas de informática.
Redução de estagiários, valor de diárias e outros: Entre as medidas divulgadas na reunião estão as reduções no valor das diárias; no fornecimento de suprimentos de informática, entre os quais papel e tonner;no número de estagiários; no valor da hora/aula de instrutoria interna e a suspensão da contratação de coffee-break para cursos e eventos.
O Diretor Geral informou, ainda, que será publicada portaria da Presidência definindo os itens a serem reduzidos.
O encontro foi aberto a perguntas. Uma delas foi relativa ao auxílio alimentação, em que o Diretor Geral George Pitman destacou que não está em vista o corte no valor. Segundo ele, o momento é de colaboração e o TRT precisa de todos para reduzir gastos e minimizar os impactos ao longo do ano. George pediu que os setores conversem para definir suas próprias ações de redução, no dia a dia. Pediu, ainda, aos que tiverem sugestões para compartilhar que enviem ao e-mail diger@trt8.jus.br.
Opinião:
Apesar de não ter conseguido ver a transmissão da reunião, Anselmo Moraes, diretor de secretaria da 5ª VT de Macapá, a partir do comunicado da presidência sobre a necessidade de redução de gastos, já iniciou ações para colaborar com o regional. "Conversei com os colegas aqui pra gente economizar o que puder. Eu mesmo vou deixar que ficar aqui no prédio depois das 16h. Até combinei com eles de desligarem os monitores, pois os mesmos ficam piscando uma luz quando desligamos somente a CPU", relatou.
Para a Diretora Lúcia Regina Veiga, da 11ª VT de Belém, que participou da reunião, a ideia da conversa direta e objetiva com o Diretor Geral foi boa. "Já implantei uma nova prática. O atendimento não é mais na antessala. É na secretaria mesmo. Assim, não temos que ligar computar, 2 monitores e a split da antessala". Lúcia também adianta, quem foi atendido hoje já aprovou a novidade de ir direto com o servidor do balcão.