
Em lembrança ao dia 12 de junho, Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, a Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, promoveu na sexta-feira (10), o seminário “Aprendiz de A a Z, o jeito legal de começar a trabalhar”, para 500 jovens da Escola Salesiana do Trabalho e estudantes de escolas públicas dos bairros do Telégrafo e Pedreira. Reunidos no auditório da Escola Salesiana, os jovens puderam conhecer mais sobre a lei da aprendizagem, seus benefícios e como o caminho da Aprendizagem, que congrega trabalho e educação, pode ajudá-los a construir um futuro melhor.
Abordando os temas “Aprendizagem: porta de entrada digna ao mercado de trabalho” e “A formação profissional como fator de transformação individual e social”, a Procuradora do Trabalho Rejane Alves e o Juiz da Vara da Infância de Belém, Vanderley Oliveira, despertaram nos jovens o olhar sobre a importância de se planejar o futuro e correr atrás do sonho profissional que possuem. O jovem Alexandre Nascimento, de 18 anos, que faz o Curso Técnico de Mecânica Diesel, foi tocado pelas palavras.
“Essas foram as palestras mais interessantes que já assisti a respeito do mundo do trabalho. Foi maravilhosa a experiência porque me trouxe além da motivação, uma certa ansiedade pelo fato estar me especializando para adentrar no mercado de trabalho. Toda essa gama de informações que apresentaram para nós hoje, todas as propostas, o estímulo para a juventude, foi algo que me trouxe uma confiança muito grande, confiança no meu futuro, em mim mesmo, e confiança também no estado, que, por mais que esteja passando por momentos complicados, saber que existem órgãos e pessoas que se preocupam com a educação é algo assim reconfortante”, declarou Alexandre.
Esta é a segunda vez que a Comissão do TRT8 desenvolve atividades na Escola Salesiana do Trabalho, que é parceira do movimento de erradicação do trabalho infantil desde 2015, quando realizaram um evento chamando atenção para a importância do combate a esse problema que a sociedade enfrenta. “Dando prosseguimento às ações, hoje nosso seminário será de estímulo a aprendizagem, já que nosso lema é combater o trabalho infantil e estimular a aprendizagem, hoje a gente fecha as duas áreas de atuação da nossa comissão aqui na Escola Salesiana. Escolhemos fazer esse evento hoje, em razão do dia 12 de junho, para lembrar a sociedade da existência deste mal e reforçar a nossa corrente de solidariedade para enfrentar esta gravíssima chaga social. Estamos fazendo este seminário com vistas a orientá-los sobre a lei de aprendizagem, para que aqueles que precisam trabalhar a partir dos 14 anos, o façam de acordo com a legislação, que garante todos os direitos e também a manutenção na escola normal, além da escola profissionalizante. Com isso se evita a evasão escolar, e, o mais importante, propicia a este adolescente sonhar com um futuro diferente”, destacou a Desembargadora Maria Zuíla Dutra, Membro da Comissão Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho e Gestora Regional.
De acordo com o Padre Francisco Sadeck, Diretor-Geral da Escola Salesiana do Trabalho, foi uma honra para a escola receber este trabalho da Comissão. “A escola se sente engrandecida com essa grande graça de Deus de termos aqui presente toda essa equipe, que vem nos trazer e esclarecer sobre aprendizagem, mas sobretudo, mostrar essa via para que se possa definitivamente superar essa grande chaga da sociedade que é o trabalho infantil. Oxalá as empresas e o mercado tomassem a consciência de absorver com dignidade o jovem aprendiz, com carteira assinada e os seus direitos garantidos. Vejo e acredito que essa é a única saída para esse grande problema que temos dentro da nossa sociedade”, afirmou. A Escola Salesiana, através de seu Programa Educacional Profissional, possui 850 jovens em cursos profissionalizantes, destes, 313 já estão no mundo do trabalho de forma legalizada.
A Jovem Rafaela de Oliveira, que participou do evento e faz o curso profissionalizante de Mecânica Industrial, acredita que o caminho da Aprendizagem é o ideal para ingressar no mercado de trabalho e já faz planos para quando concluir seu curso. “Acho que a maioria dos jovens deveriam querer participar de programas de aprendizagem, porque, além de nos fazer crescer profissionalmente, vai nos fazer crescer como pessoa. Falta um ano para encerrar meu curso e a expectativa é fazer outros cursos, me especializar nessa área, que estou gostando muito e estou aprendendo bastante. E não quero encerrar meu aprendizado por aqui, quero aprender cada dia mais, fazer vários cursos, e, se Deus quiser, chegar a dar palestras como essa”, declarou.
Além de proporcionar conhecimento ao público presente, o evento, contou com um momento de surpresa e emoção para o jovem Wallace Ramos Junior, de 15 anos, estudante da Escola Estadual Prof. Antônio Gondim Lins, localizada no bairro do Maguari, em Ananindeua, zona metropolitana de Belém. Wallace integra o Projeto Acadêmico Padrinho Cidadão, da Comissão do TRT8, como afilhado da acadêmica de direito Wanessa Nascimento, que uma vez por semana auxilia estudantes de escolas públicas na realização de cursos on-line, gratuitos, de preparação para ingresso no mercado de trabalho. Com 15 cursos já realizados desde que ingressou no projeto, durante o evento Wallace conseguiu um vaga de aprendiz. “É muita emoção. Acredito que a aprendizagem é o caminho ideal para entrar no mercado de trabalho, mas o estudo para mim está acima de tudo”, declarou. Cursando o 2º ano do ensino médio, o estudante sonha em ser mecânico da Aeronáutica.
A vaga conquistada por Wallace foi ofertada pela empresa de engenharia Síntese Moradia, que esteve representada no evento por seu diretor, Rodrigo Gargia. A empresa esteve no evento para conhecer o trabalho da Comissão do TRT8, e, além desta vaga, disponibilizou mais uma para posterior preenchimento. De acordo com o Diretor, o objetivo é que o jovem atue em diversos setores da área administrativa da empresa, e destacou em sua fala aos demais jovens que Wallace é um exemplo, e que, assim como ele conseguiu através de seu empenho aprimorar seu currículo com os cursos e conquistar esta vaga, todos também são capazes.
O evento contou com a presença do Secretário Adjunto de Ensino da Secretaria Estadual de Educação, José Roberto Alves, que parabenizou pelas ações realizadas. “O principal objetivo que vejo está vinculado a resgatar e promover cidadania. São experiências desta natureza que transformam e que vão contribuir para a qualidade do ensino no Estado do Pará”, declarou.
Veja fotos do evento aqui.