
No polo de conciliações em Belém, a quarta-feira foi de comemorações. Um dos casos de destaque foi o da trabalhadora Dilzimar Mendonça. Ela fechou acordo com o Banco Itaú e recebeu de uma só vez R$40 mil. “Estou bastante satisfeita e mais calma”, declarou após receber o termo de conciliação em mãos, já com direito à saque de FGTS e Seguro-Desemprego.
Para a advogada da instituição financeira, Joênia Picanço, participar de momentos especiais com a Semana da Conciliação Trabalhista é algo que auxilia na solução dos conflitos. “A vantagem é que reduz o tempo e tem uma eficácia maior. Na presença do juiz, a parte se sente mais segura e já entra com ânimo para negociar”, declarou.
Polo de Macapá
Conciliar também é a palavra de ordem nas Varas do Trabalho de Macapá, no estado do Amapá. Além das audiências da pauta regular nas 8 Varas Trabalhistas daquela jurisdição, no período da tarde, o juiz Valternan Prates Filho, encarregado de coordenar o polo de conciliações do Amapá realizou audiências específicas em processos de primeiro e segundo graus, com foi o caso de Recursos de Revista.
Na tarde de terça-feira (14), por exemplo, o magistrado conseguiu fechar um acordo entre Rafael Sales e a empresa Brasil Norte Bebidas LTDA, no valor total de R$80 mil em uma única parcela. A ação encontrava-se aguardando julgamento de Recurso de Revista para subir ao Tribunal Superior do Trabalho e, em alguns minutos de boa conversa promovida com o auxílio do juízo, selou-se a paz.
O trabalhador foi vendedor júnior pela empresa e estava com o caso na Justiça desde março de 2015. Em tempos de crise, a garantia do valor é um alívio para ele e sua família.
Sempre é tempo de conciliar
Mesmo antes de encerrar a II Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, o TRT8 já avalia os resultados e ações positivas e planeja atividades continuadas.
A Juíza do Trabalho Substituta Nágila Quaresma, que integra a equipe do Projeto Conciliar do TRT8, ressalta ainda que, independente da época do ano, os advogados de partes reclamadas que tiverem grande número de processos e possuam propostas de conciliação podem entrar em contato por meio da Corregedoria Regional ou mesmo pelo e-mail dos magistrados integrantes do Projeto Conciliar e solicitar audiências específicas com diversos reclamantes em um só dia, a fim de facilitar a conciliação.
Veja fotos da Semana da Conciliação no TRT8, clique aqui.