
Na noite de sexta-feira (17), foi realizada na Estação das Docas, em Belém, a cerimônia de entrega de mais uma edição do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, finalizando a programação do XII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça – Conbrascom 2016. Com 177 trabalhos inscritos, foram selecionados para concorrer ao prêmio 42 trabalhos, divididos em 14 categorias, escolhidos previamente por profissionais renomados da área de comunicação.
A Defensoria Pública do Tocantis, premiada nas categorias Mídia Radiofônica e Fotografia, esteve representada no evento pela Chefe da Assessoria de Comunicação, Nicéia Menegon, que destacou a importância deste prêmio. “Os dois trabalhos foram o Áudio Book Infantil e a fotografia Sonho Interrompido. O áudio book foi um projeto inteiramente criado e desenvolvido pela equipe de comunicação, que trabalha a inclusão das crianças nas brinquedotecas da Defensoria. Para a gente é o reconhecimento do esforço, da inovação, do empenho e criatividade da equipe”, declarou.
Nas demais categorias, foram premiados projetos da Advocacia Geral da União, Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo, Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Tribunal de Justiça de Rondônia, Tribunal Superior do Trabalho e TRT's, Tribunal de Justiça do Tocantins, Tribunal Superior do Trabalho, Ministério Público de Minas Gerais e Conselho Nacional de Justiça.
Entre os participantes, a categoria mais aguardada, que é Juri Popular, foi para o Tribunal de Justiça do Mato Grosso, que pela primeira vez inscreveu trabalhos no Prêmio. O projeto premiado, denominado Selfie Premiada, foi inscrito na categoria Inovação. Para o Coordenador de Comunicação Raniere Queiroz foi uma grande surpresa. “Foi a primeira vez que participamos com inscrição de trabalho e foi uma grande vitória ter sido escolhido pelos colegas que batalham e lutam há tanto tempo para mostrar o trabalho, que já tem um conhecimento muito grande deste tipo de comunicação, que é tão difícil. É uma grande honra e prazer, e estamos muito felizes”, declarou.
Na categoria Prêmio Honorário, destinado a reconhecer um jornalista local por sua contribuição na difusão dos direitos sociais e cidadania, o prêmio foi concedido para a jornalista Adelaide Oliveira, Presidente da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa). Na ocasião do recebimento do prêmio, Adelaide destacou a importância de receber a premiação. “Isso é muito importante porque fazer comunicação pública é dificílimo, mais ainda quando a gente está na Amazônia. Somos uma emissora de quase 30 décadas e o que a gente tenta diariamente é pensar pautas positivas, relevantes, unidas com a cidadania, os direitos humanos e a diversidade”.
O Presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), Vanderley Ricken, organizador do evento, comemorou o sucesso do Congresso. “Ouvi de muitos colegas que, dada a situação de dificuldade que o país atravessa, nós temos que comemorar o resultado deste XII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça, porque, mesmo em uma situação de extrema dificuldade, de cortes orçamentários, conseguimos trazer para Belém 150 profissionais que fizeram a grandeza do evento e a alegria de todos que estiveram no processo de organização”, finalizou.
Veja a lista dos projetos premiados, por categoria:
Mídia Impressa
Projeto: Panorama AGU 2015
Instituição: Advocacia-Geral da União
Mídia Digital
Projeto: Fanpage do Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo
Instituição: Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo
Mídia Radiofônica
Projeto: Áudio Book Infantil
Instituição: Defensoria Pública do Estado do Tocantins
Publicação Especial
Projeto: Informativo Especial sobre os 10 anos de implantação da Justiça Restaurativa no RS
Instituição: Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
Fotografia
Projeto: Sonho Interrompido
Instituição: Defensoria Pública do Estado do Tocantins
Reportagem Escrita
Projeto: Canabidiol: a luta jurídica pela saúde
Instituição: Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Reportagem de TV
Projeto: Casamento Comunitário: Uma ação de cidadania para ribeirinhos de Rondônia
Instituição: Tribunal de Justiça de Rondônia – TJRO
Programa de TVProjeto: Programa Jornada
Instituição: TST e TRTs
Comunicação Interna
Projeto: Zap Justiça
Instituição: Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins
Comunicação de Interesse Público
Projeto: Campanha de Combate ao Trabalho Infantil
Instituição: TSTVídeo Institucional
Projeto: Documentário Histórico TJTO 2015
Instituição: Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins
Inovação
Projeto: Exposição “Em busca do patrimônio perdido”
Instituição: Ministério Público do Estado de Minas Gerais
Relacionamento com a Mídia
Projeto: Press Kit Audiência de Custódia
Instituição: Conselho Nacional de Justiça
Artigo Acadêmico
Autor: Noemia Colonna dos Santos
Instituição: Centro Universitário de Brasília – Uniceub
Veja fotos da premiação aqui.