
Na última quinta-feira (23/06), a Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT8 - SETIN - realizou procedimento para liberar o acesso externo ao Sistema PJe-Calc, nos mesmos moldes do Sistema PJe-JT.
O serviço foi realizado para atender uma demanda de Calculistas do TRT8 que desejavam acessar o PJe-Calc mesmo fora das dependências da Justiça do Trabalho. Agora, o acesso pode ser realizado sem problemas, basta que se tenha em mãos o token de certificado digital.
Com este serviço, a SETIN espera contribuir para a qualidade de vida do público interno e para a
celeridade dos processos.
O PJe-Calc é um Sistema Satélite do PJe-JT, oficializado pelo CJST como o Sistema de Cálculo Trabalhista a ser adotado por toda a Justiça do Trabalho. Ele foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia de Informação do TRT8 e vem sendo utilizado, desde novembro de 2015, por diversos Tribunais do Trabalho do Brasil.
Na 8ª Região, mais de 6.800 cálculos já foram realizados no PJe-Calc, que está sendo utilizado em produção por 38 unidades do TRT8, sendo 34 Varas do Trabalho, 3 Gabinetes e a Central de Atendimento de Belém, conforme pode ser visto na lista abaixo.
Para se ter uma ideia da adesão ao sistema, só na 7ª Vara do Trabalho de Belém,até o momento, já foram realizados
aproximadamente 450 cálculos.
1ª a 19ª Varas do Trabalho de Belém
1ª a 4ª Varas do Trabalho de Ananindeua
1ª a 4ª Varas do Trabalho de Marabá
1ª, 4ª e 8ª Varas do Trabalho de Macapá
Vara do Trabalho de Castanhal
Vara do Trabalho de Paragominas
Vara do Trabalho de Altamira
Vara do Trabalho de Capanema
Central de Atendimento de Belém
Atualmente, a equipe de desenvolvimento do PJe-Calc também está trabalhando no módulo de atualização e amortização de cálculos trabalhistas. A nova versão do PJe-Calc, já contendo este módulo, está programada para ser liberada para a 8ª Região em agosto deste ano para,em seguida, ser disponibilizada via CSJT para os demais Regionais do Brasil,
a partir de setembro/outubro.
A SETIN ressalta ainda que a versão desktop do PJe-Calc já está desenvolvida e passou por um período bastante positivo de homologação na Central de Atendimento de Belém, onde diversas melhorias puderam ser realizadas. Porém, a liberação desta versão para o público ainda depende do CSJT e, por isso, ela ainda não pode ser utilizada.