
Para aproveitar o verão de uma forma segura é preciso tomar alguns cuidados. Proteger o corpo, a pele, as unhas, os cabelos e os olhos é muito importante para evitar transtornos e complicações, como insolação, doenças de pele e outros problemas. Lembre-se que na praia, ou até mesmo na cidade, passar protetor solar é fundamental. Se você puder, além do filtro solar, utilize diariamente chapéu e roupas de algodão ao ar livre.
Dr. Steven Pinheiro e Dr. Raphael Melo, da CODSA - Coordenadoria de Saúde do TRT8, dão as principais dicas e cuidados que devemos ter para curtir o verão de uma forma tranquila e segura:
1. Quais os principais cuidados que devemos ter no verão?
O primeiro é a hidratação. No verão é comum pegar muito sol, fazer atividade física e não beber a quantidade de líquido necessária. Para aqueles que irão consumir bebida alcoólica, vale a lembrança que devem se hidratar quando estão bebendo. A mulher deve beber, no verão, dois litros e meio de água por dia. Já o homem em torno de 3 litros por dia.
2. Quais os cuidados devem ser tomados com cada tipo de pele?
Evite a exposição ao sol de 10h às 16h por causa das incidências dos raios UVA e UVB, que aumentam o risco do câncer de pele. Passe um bom protetor solar. A recomendação é de que para peles claras se use, pelo menos, um fator 30. O mais importante é aplicar a cada 2 horas. Se for tomar um banho de mar ou piscina, aplique novamente sobre a pele seca.
3. Que tipo de protetor solar é mais indicado? É verdade que protetores de fator 50 dão a mesma proteção que os de fator 30?
Não há tanta diferença de usar um fator 30, um fator 50, um fator 70 ou um fator 100, pois o mais importante é você reaplicar a cada duas horas. Isso que é o mais importante.
4. Qual a melhor forma de se bronzear sem correr riscos?
Melhor forma de se bronzear sem correr risco é passar o protetor de 2 em 2 horas e evitar o sol das 10h as 16h, que é o pior.
5. Quais são os riscos do bronzeamento com produtos caseiros?
Bom, a pessoa vai aumentar os riscos de queimaduras e aumentar o risco de câncer de pele, então é absolutamente contraindicado usar produto caseiro para bronzeamento.
6. Quais cuidados devemos saber para proteger os olhos do sol?
Ao usar óculos escuros, lembre-se que não pode ser quaisquer óculos para proteger os olhos. É necessário que se tenha óculos que possua obrigatoriamente um certificado de proteção UVB.
Nossa pupila sofre alterações em seu tamanho (dilatação ou contração) permitindo a entrada de luz e tornando possível nossa visão. Em ambientes muitos claros a pupila se contrai protegendo nossos olhos contra a luz excessiva e em ambientes escuros a pupila aumenta permitindo uma maior captação da luz e nos permitindo enxergar melhor. Esses óculos que se compram na rua, dilatam a pupila, mas não oferecem proteção, fazendo com que os raios UVB e UVA passem direto sem proteger a pupila.
7. Por que não é recomendado usar lentes de contato em praias ou piscinas?
A praia é cheia de bactérias e fungos com alto risco de infecção ocular. Com o uso de lentes de contato é mais arriscado, pois as lentes acumulam as bactérias e fungos. Algumas pessoas chegam até perder a visão com infecção ocular.
8. Quais as dicas, geralmente esquecidas, que os senhores podem dar aos servidores e magistrados?
· Sempre tomar cuidado com caco de vidros e pedras na praia. É muito comum ver ferimentos na praia, então é sempre bom ter um kit de primeiros socorros, um Merthiolate e lembrar que “a velha água com sabão” é muito importante.
· Cuidado com queimadura de água-viva. Para quem for para Salinas, esse último final de semana teve uma grande incidência de águas-vivas. Não se deve esfregar em hipótese nenhuma a queimadura. Algumas pessoas utilizam uma solução feita com vinagre. Recomendamos o uso de uma pomada com cortisona.
· Coloque identificação nas crianças. Isso é muito importante. Temos muitas incidências de crianças perdidas nas praias.
· Evite ficar com sunga ou biquíni molhado por muito tempo. Uma das micoses que vemos muito nesta época é a Tinea, conhecida como a famosa Impingem. Se você fica muito tempo com o biquíni ou sunga molhados pode estar formando o ambiente ideal para o fungo se proliferar.
· Cuidado com as unhas. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia , as cutículas não devem ser retiradas, pois deixam as unhas desprotegidas e facilita a entrada de fungos e bactérias.
· Protetor solar nos cabelos. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, devemos passar protetor solar nos cabelos . Os raios ultravioletas do sol destroem a queratina da cutícula, deixando os fios vulneráveis. Em contato com o córtex do cabelo, os raios UV queimam a melanina. Uma opção é usar produtos que contenham filtro solar, hidratar os cabelos após a exposição e usar bonés, ou chapéus sempre que possível.
Bom verão a todos!