Servidores do 2º grau do TRT8​ participam de Treinamento Prático de Gestão de Riscos

— Foto: ASCOM8

 

Dando continuidade ao treinamento prático para a elaboração do mapa de Gestão de Riscos do TRT8, mais de 20 servidores representando os Gabinetes e ​Turmas do ​Regional estiveram presentes nesta quarta-feira (31/8​)​, na sala da Ecaiss. 

A primeira parte do treinamento ministrada pelo servidor Roberto Cordovil, integrante da COGIN, consistiu em uma apresentação rápida da parte teórica e um exercício prático . À medida que os ensinamentos eram compartilhados, os servidores presentes foram contribuindo e enriquecendo o momento​ com suas experiências no dia a dia de suas atividades no Tribunal.

Sempre contando com a participação do grupo de apoio, a turma foi dividia em grupos para a segunda parte do treinamento: preenchimento da Planilha da Matriz e posterior apresentação aos colegas presentes.  

O representante da ​Vice-presidência apresentou como evento de risco o prejuízo na notificação pessoal do ente público no PJE. Como causa deste prejuízo apontou o erro de lançamento no ato de notificação por falta de treinamento e opção no PJE.  Como consequência disso, a nulidade do ato, retrabalho e morosidade processual. Para ajudar a mitigar este risco, foi sugerida a elaboração de ordem de serviço contendo todas as instruções necessárias para a correta notificação. 

O grupo de representantes de Gabinetes de Desembargadores apresentou como risco a demora na visualização dos agrupadores no PJE. Para ajudar a diminuir este risco, foi sugerido implementação da funcionalidade de alerta no PJE. 

Durante as apresentações, os colegas presentes foram contribuindo para o desmembramento do trabalho, levantando novas possíveis causas e sugestões de melhorias.

O servidor Rodopiano Neto, da Coordenadoria Estratégica - COGES finalizou relembrando a importância deste trabalho para o crescimento do Tribunal, alegando que ​a instituição atualmente sofre com as consequências de risco não tratados anteriormente​, e que afetam diretamente os dados de produtividade do Tribunal. 

A servidora Narlicelma Sobral, Secretária-Geral da SEJUD, declarou ter se surpreendido com o curso. “Eu achava que o tema seria algo muito mais complicado e que na verdade não é. São acontecimentos e fatos do nosso dia-a-dia que​, com os cuidados e práticas de gestão de risco​, nós iremos conseguir diminuir muitos riscos das nossas atividades, conseguir trabalhar melhor, com mais tranquilidade e segurança. O curso foi um espetáculo! Gostei muito!”

Cássio Lopes, servidor do Gabinete da Desembargadora Suzi Elizabeth Cavalcanti, disse nunca ter tido contato com o assunto e ter achado muito interessante na medida em que desperta o servidor a melhorar o processo de trabalho. “Você passa a ter mais cuidado com coisas que você não percebe usualmente.”

O servidor Edilberto Oliveira, Coordenador do Sistema E-Gestão, diz ter ido para o curso com certa resistência inicial. “Achava que não teria nada a ver com meu trabalho. Pensava que risco era algo relacionado à elétrica do ​Tribunal, como incêndio, mas​, após o curso​, pude ver que na verdade é algo que vai além disso. Por meio deste curso estaremos aptos a identificar as causas destes eventos, as consequências e possíveis meios de tratamento para que possamos ter um resultado positivo em números."

Para Ena Duque, titular da Coordenadoria de Governança Institucional (COGIN), o grupo de apoio à gestão de riscos está muito satisfeito com o envolvimento e interesse de todas as áreas. “Os participantes demonstram ver os benefícios do mapeamento de riscos e do plano de tratamento e como isso irá ajudar o trabalho deles e da instituição. A cada treinamento tomamos conhecimento de vários eventos de riscos que não costumamos ter acesso. Estabelecer controles para esses riscos será muito positivo para a administração.”

Sua área perdeu o treinamento?

 Teremos uma turma extra para os servidores que não puderam participar nos dias agendados nesta semana. Dia 9 de setembro de 2016, sexta-feira, às 9 horas. O local ainda será definido.

Não perca o prazo de envio da sua unidade

Matriz FMEA preenchida e Plano de Tratamento de Riscos Simplificados devem ser enviados até a data limite:

1.1 Núcleo Administrativos – 29/08 a 13/09/20161.

2 Núcleo 2º Grau - 31/08 a 15/09/20161.

3 Núcleo 1º Grau - 02/09 a 19/09/20161.

4 Núcleo Fora da Sede -  05/09 a 20/09/2016

 

Veja as fotos no Flickr do Tribunal.