
Dando prosseguimento às ações que antecedem o início da utilização do Sistema PROAD – Processo Administrativo Eletrônico, na 8ª Região, esta semana o TRT8 está recebendo os servidores Nelson da Silva e Renan Inácio, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação – SETIC, do TRT12 (Santa Catarina), para acompanhar os últimos ajustes no sistema e dar treinamento aos multiplicadores, designados em portaria da Presidência (PRESI Nº 789/2016).
Conforme destaca o Gerente do Projeto no TRT8, Rogério Sirayama, esta visita técnica têm os seguintes objetivos. “O de validar o trabalho que já desenvolvemos no TRT8 e fazer alguns ajustes para a implantação do Sistema em produção e o de ministrar um treinamento para os multiplicadores do PROAD em nosso Regional, que serão responsáveis pela sustentação negocial do Sistema", destaca.
Como desenvolvedor do Sistema PROAD, o TRT12 já auxiliou a implantação do mesmo em 13 TRT's, e já o utiliza desde 2009. Para o servidor do TRT12, Nelson da Silva, “a implantação do PROAD incorre em uma mudança de paradigma, diante da substituição dos autos físicos pelo meio eletrônico, que estabelece um novo conceito para a gestão e acompanhamento de processos administrativos".
Na última semana, os multiplicadores do TRT8 já tiveram contato com o sistema, durante um workshop ministrado pelo servidor Rodrigo Bezerra, da SEADM, que foi quem fez a homologação do mesmo. “Já fizemos uma apresentação formal do projeto aos gestores, o Rodrigo fez a homologação do sistema, participou dos testes iniciais e passou para os colegas um pouco da experiência que adquiriu testando o sistema. Antes de participarem do treinamento, tivemos o cuidado de mostrar a cara o sistema para eles”, afirmou Rogério Sirayama.
O treinamento dos multiplicadores está ocorrendo nesta semana, de 08h às 12h e de 13h às 17h, no Laboratório de Informática da ECAISS. De acordo com o servidor Renan Inácio, do TRT12, que ministra o treinamento junto com seu colega, o mesmo é feito com os dados do próprio Tribunal, com o login dos servidores na intranet, para que se sintam mais imergidos no sistema. “No treinamento a gente vai explicando as funcionalidades e, de vez em quando, fazemos pausas para exercícios, para que pratiquem as funcionalidades. A gente dá uma visão geral de tudo que o sistema é capaz. Para fazer o básico de tramitação o sistema é relativamente simples, mas tem algumas funcionalidades mais avançadas para casos específicos”, afirma.No TRT8, a equipe técnica do projeto é composta pelos servidores: Rogério Sirayama (Gerente do Projeto), Geraldo Barros, Diego Valdez e Mônica Guimarães.