Ordem de Mérito Jus et Labor é entregue pelo TRT8

— Foto: ASCOM8

 

Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (16), o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região realizou a entrega da Ordem de Mérito Jus et Labor à três instituições e 38 personalidades, além da Medalha de Mérito Funcional para 23 servidores. A Ordem de Mérito é dividida em cinco graus e tem como objetivo homenagear pessoas que prestaram relevante serviço ao país e à Justiça do Trabalho, e a Medalha de Mérito Funcional, os servidores que se destacaram no desempenho de suas atividades. 

A cerimônia teve início com o ingresso dos Desembargadores do TRT8, tendo a frente o Presidente Sérgio Rocha, ao som do Hino da Justiça do Trabalho, seguidos pelo ingresso do Pavilhão Nacional, conduzido por membro da Guarda Municipal e dos cadetes da Academia da Polícia Militar, conduzindo as condecorações. Os primeiros agraciados com as insígnias foram as instituições homenageadas, cujos representantes ingressaram no auditório acompanhados de suas bandeiras. 

Receberam a insígnia da Ordem de Mérito Jus et Labor Institucional, o Município de Belém – Prefeitura Municipal, na cerimônia representado pela Vice-Prefeita Karla Martins; a 23º Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Marabá, representado pelo Tenente Coronel Eduardo da Veiga Cabral; e a Junta Comercial do Estado do Pará, representada por sua Presidente, Cilene Moreira Sabino. Para o Tenente Coronel Eduardo Cabral, é uma honra receber esta homenagem. “É uma grande satisfação receber essa condecoração, pela parceria ao longo da história da nossa Brigada, ao longo destes 40 anos de existência, com a cidade de Belém, com o estado do Pará e com a Justiça do Trabalho”, declarou.

Entre os agraciados com a insígnia no grau Grande Oficial, estiveram presentes para receber a homenagem, a Deputada Federal Joziane Araújo Nascimento e o Desembargador Altino Pedrozzo dos Santos, do TRT9. Sendo a representante da bancada do Amapá a se fazer presente na cerimônia, a Deputada Jozi Araújo agradeceu a homenagem. “Recebo com muita felicidade e satisfação essa grande honraria como grande oficial, até porque sou natural aqui do Pará e tenho feito um excelente trabalho em parceria com o TRT da 8ª Região, que se estende ao meu estado do Amapá, no qual sou deputada federal”, declarou. Após a cerimônia, na ante-sala da presidência do TRT8, recebeu a insígnia neste mesmo grau, o Deputado Federal Edmilson Rodrigues, na presença de diversos Desembargadores do Tribunal.

No grau Comendador, foram agraciados​ o general ​Jeannot Jansen da Silva Filho, Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Pará; a Desembargadora do Trabalho Flávia Simões Falcão (TRT10); o Conselheiro Odilon Inácio Teixeira (TCE-PA); o Advogado Arion Sayão Romita, Presidente Honorário da Academia Nacional de Direito do Trabalho; e o Bispo Dom José Luiz Azcona, Bispo ​Emérito ​da Prelazia do Marajó (Pará), que considerou a homenagem como uma confirmação do trabalho realizado e um incentivo. “Agora​,​ sendo bispo emérito, é um incentivo a não deixar as armas penduradas e lutar o bom combate de Cristo, que se especifica na justiça e no trabalho, como dizia São João Paulo II, que é a questão central da sociedade. Estou feliz e peço a ajuda de Deus que ele me d​ê​ forças para continuar até o final da vida, pela justiça e pelo trabalho”, declarou.

​Com o grau Oficial, ​foram homenageados o Vereador Orlando Reis Pantoja, Presidente da Câmara Municipal de Belém; o Procurador-Chefe Hideraldo Luiz de Spuza Machado, Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região; a Procuradora do Trabalho Gisele Santos Fernandes Góes, Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região; a Juíza do Trabalho Titular da 1ª Vara do Trabalho de Santarém (TRT8), Ana Angélica Pinto Bentes; o Juiz do Trabalho Homero Batista Mateus da Silva, TRT2; a Juíza do Trabalho Substituta (TRT8) Erika Moreira Bechara; o Juiz do Trabalho Substituto (TRT8) Fernando Moreira Bessa; a Juíza do Trabalho Substituta (TRT8) Nágila de Jesus de Oliveira Quaresma; a Juíza do Trabalho Substituta (TRT8) Dirce Cristina Furtado Nascimento; o Juiz do Trabalho Substituto (TRT12) Elton Antônio de Salles Filho; o Juiz do Trabalho aposentado (TRT8) Wesley Oliveira Collyer; a Professora Evanilde Gomes Franco, Coordenadora do Curso de Mestrado em Direito da UNAMA; o Advogado Clovis Cunha da Gama Malcher Filho; a Advogada Emília de Fátima da Silva Farinha Pereira; a Jornalista e Advogada Maria Franssinete de Souza Florenzano; e o Advogado Paulo André Silva Nassar.
 
“Estou muito honrada porque o TRT da 8ª Região sempre foi pioneiro com decisões importantíssimas e estar aqui e ter esse reconhecimento é muito forte para mim​,​ como jornalista e como advogada”​, declarou Franssinete Florenzano​. No grau Cavaleiro, um dos homenageados foi o Diretor do Instituto Peabiru, João Meirelles Filho, que considerou a condecoração um reconhecimento do trabalho desenvolvido com ribeirinhos. “É o trabalho de uma organização da sociedade civil junto com os ribeirinhos que trabalham na questão do açaí, dos peconheiros, que é uma questão muito importante para todo esse universo”, afirmou.​ Também receberam a insígnia no grau Cavaleiro, ​a Superintendente do Patrimônio da União no Estado do Amapá, Liely Gonçalves de Andrade; e o Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do CSJT, Claudio Fontes Feijó.

Mérito Funcional

Como reconhecimento pelas atividades exercidas na 8ª Região Trabalhista, receberam a medalha de Mérito Funcional, os servidores: Alantarso da Silva Barbosa, Alezandre Nascimento da Serra Freire, Ana Rosa Sousa da Rocha, Carlos Roberto Ribeiro Araújo, Danielle Almeida da Rocha Marinho Castelo, Edileuza Aguiar Mesquita Dias, Edmundo Santos Pereira, Fabrício Eduardo de Araújo Campos, Francisco Pinheiro Munhoz, Iêda Rodrigues Alves de Almeida, João Jorge Lopes de Lima, Lauro Melo da Paixão Neto, Luciana Pina Ferreira de Brito, Marco Aurélio Fidelis Rêgo, Maria Tereza Freire Baptista, Martinho Dias Brito, Narlice Sobral Santos, Oscarina de Miranda Bruno, Regina Uchôa de Azevedo, Rodrigo Monteiro de Oliveira, Rosineide dos Santos Marques, Thiago dos Santos Cravo, e Vanda da Nóbrega Alves da Silva.

Para a servidora aposentada Oscarina de Miranda, foi muito gratificante receber o reconhecimento. “Depois de tantos anos de serviço, tanta luta e tantos atropelos é gratificante ser reconhecida e homenageada. Entrei sendo funcionária de junta de conciliação e julgamento, na época, e me aposentei atuando em vara do trabalho. Trabalhei o tempo todo em vara. É muita felicidade!”, declarou. 

​Ao final da cerimônia, a cantora lírica Gabriela Florenzano prestou uma homenagem aos agraciados, onde cantou músicas do Mestro Isoca, pai do Desembargador Vicente Malheiros, Decano do TRT8.  ​

Veja fotos aqui.