
Setembro Amarelo, esse é o mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. A campanha “Falando Abertamente” acontece durante todo o mês. Faz parte de um movimento mundial de prevenção ao suicídio, que iniciou há 2 anos. No Brasil o CVV (Centro de Valorização da Vida), ABP (Assossiação Brasileira de Psiquiatria) e o CFM (Conselho Federal de Medicina) estão à frente do projeto que busca quebrar os tabus que cercam o assunto e propõe o debate de forma responsável sobre o suicídio na sociedade, pois 9 entre 10 casos poderiam ser prevenidos.
Por dia, cerca de 32 pessoas se suicidam no país, esse número é superior a mortes por acidentes de trânsito e maior que mortes por dengue e pela maioria dos tipos de câncer. A OMS (Organização Mundial da Saúde) já reconheceu o suicídio como um problema de saúde pública que, infelizmente, ainda é pouco divulgado e debatido.
A conversa sobre o suicídio é fundamental para que as pessoas próximas possam identificar quando alguém está precisando de ajuda, e dessa forma atuar para que essa pessoa não leve adiante o que ainda é somente intenção.
Segundo Úrsula Gomes, analista judiciária e psicóloga do TRT8, muitas pessoas que se suicidam dão sinais que estão passando por problemas. “Muitas pessoas soltam em redes sociais, em conversas, frases de desespero. Muitas vezes podemos ajudar com uma palavra amiga”. Para ela, é essencial o encaminhamento para o especialista, seja um médico ou um psicólogo. “A pessoa que fala sobre o suicídio não quer chamar atenção, é como um pedido de ajuda.”
Luiza Montenegro, representante do CVV em Belém, afirma que 1 em cada 5 pessoas pode ter pensamentos suicidas. O debate responsável sobre a doença pode ajudar de forma efetiva um grande número de pessoas que possam estar passando por essa situação. “Falar de forma irresponsável (sobre suicídio), realmente pode levar outras pessoas a pensarem em suicídio, mas falar de forma responsável pode ajudar outras pessoas a verem que não estão passando por isso sozinhas”.
O dia 10 de setembro é o Dia Mundia de Prevenção ao Suicídio, mas o movimento dura o mês inteiro e, neste ano, o TRT8, por meio da Coordenadoria de Saúde (CODSA), assim como diversos órgãos públicos, também entrou nessa campanha de conscientização, já que falar sobre suicídio em todos os ambientes é essencial para a prevenção. A campanha “Falando Abertamente” é de todos nós, prestar apoio a quem precisa, pode salvar uma vida.