
Com a palestra “Engajamento”, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região abriu nesta quarta-feira (28), às 9h, a programação de sua IV Semana Institucional, que traz como tema central “AtuAção em Rede”. Tendo como um de seus significados o aliciamento de adeptos para uma causa, o engajamento é considerado na atualidade um dos desafios das organizações, sejam elas públicas ou privadas, quando se trata de gestão de pessoas.
Durante a palestra, proferida por Jean Soldatelli, membro da Consultoria SantoCaos, o público do TRT8 pôde compreender melhor o que é engajamento. Como ressalta Jean, na exposição deu destaque a cada um dos 5 cinco grupos de conexões, racionais e emocionais, que compõem o engajamento, mostrando, de uma forma geral, como mobilizar as partes para que se engajem.
Para ele, é fundamental que as instituições trabalhem hoje este tema. “Uma organização que não trabalha o engajamento de seu público é uma organização sem visão de futuro. O engajamento é crucial para que a empresa tenha profissionais que se dediquem, gostem e inovem naquilo que fazem. Se o seu público interno não está engajado, ele não ficará muito tempo com você, e nem fará o que realmente é melhor para a empresa. Se o seu público externo não está engajado, você pode ficar sem mão de obra, além de isso afetar sua marca e, obviamente, seu faturamento”, destaca.
Trazer este tema para o TRT8 é um desafio, e Jean acredita que pode contribuir “pelo fato de o Tribunal ser composto por uma diversidade enorme de públicos, de diversas gerações, origens e costumes, e entender melhor que o engajamento é uma forma de saber lidar com essa diversidade, fazendo com que sejam mais felizes, e, assim, com que todos se mobilizem para o bem maior da instituição”.