
Na tarde da sexta-feira (30), a equipe da Central de Execução do TRT8, composta por sua diretora, Juíza Paula Soares (Titular da 15ª VT de Belém e Diretora da Central de Mandados); pelo Juiz Substituto Deodoro Tavares (Coordenador do Núcleo de Pesquisa Patrimonial – NPP); e pelos servidores Henrique Vila Nova (Diretor da Central de Mandados) e Michel Trindade (Coordenador do Núcleo), apresentaram a diretores de secretaria e seus assistentes, alguns sistemas que podem auxiliar na fase de execução.
A novidade foi a apresentação em primeira mão do Banex, um sistema desenvolvido pela Setin/TRT8, que funcionará como um banco de dados cadastrais, dinâmico e relacional. Conforme apresentado por Henrique Vila Nova o mesmo foi criado a partir da necessidade de se concentrar em um mesmo local informações sobre devedores trabalhistas, e tornar mais prática a busca patrimonial e de dados dos executados. Durante a apresentação os presentes conheceram as funcionalidades do sistema e como poderão atuar neste banco, alimentando o mesmo com informações e dele extraindo as informações que precisam.
Na ocasião, a Juíza Paula Soares destacou que este “banco” ainda está em construção, sendo ajustável no que for necessário, e, para isso, caso os usuários tenham dúvidas no momento da utilização ou mesmo sugestão de melhorias, as mesmas podem ser encaminhadas ao Henrique. No sistema, os usuários poderão ter acesso, além dos dados cadastrais, a documentos e penhoras do executado (com valor), ao relatório de bens do executado (com foto e descrição), informação sobre situações de risco ao oficial de justiça, entre outras informações. Conforme destacou Vila Nova, “ele traz uma concepção de segurança e visa agilizar a execução e evitar o retrabalho”.
O Banex já está disponível para a utilização, através do link: http://banex.trt8.jus.br/. Para conhecer mais do sistema basta clicar aqui. Em breve, conforme destacou Henrique, será disponibilizada uma vídeo-aula sobre o sistema.
Após este momento, o servidor Michel Trindade apresentou os sistemas ARISP (Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo), que pesquisa registros de imóveis em cartórios cadastrados; INFOJUD (Sistema de Informações ao Judiciário), que realiza pesquisa junto a Receita Federal; e o CCS (Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional), que permite ter acesso a informações sobre contas bancárias. Por não se tratarem de sistemas novos, o momento foi para tirar dúvidas sobre sua utilização.
Veja fotos aqui.