
No próximo dia 06 de outubro (quinta-feira) terá início no Espaço Cultural Ministro Orlando Teixeira da Costa, do TRT8, a exposição “Estereoscopia” do artista plástico paraense Francelino Mesquita. A exposição traz esculturas tridimensionais feitas da árvore do miriti, matéria-prima que é totalmente aproveitada pelo artista. A intenção de Francelino é mostrar para o público, através de suas esculturas, que o miriti pode ser muito mais que apenas brinquedos, como animais, casas ou barquinhos que são vendidos na época do Círio.
Francelino descobriu seu talento para as artes plásticas ainda cedo, em 1995, enquanto preparava suas próprias pipas e papagaios. Com o tempo ele foi aperfeiçoando sua técnica e, em 1999, com apenas 13 anos de idade, ganhou o prêmio Cobra Criada, da Fundação Curro Velho que o impulsionou a continuar produzindo suas esculturas e a pesquisar mais sobre o material que é a sua matéria-prima. Além das habilidades natas para as artes plásticas, Francelino é técnico em edificações, fator que ajuda a melhorar e aperfeiçoar a produção de suas obras.
As esculturas de Francelino são feitas a partir da bucha que vem das hastes do miritizeiro de regiões de várzea, são retiradas e expostas ao sol para a secagem. O artista foi até o município de Abaetetuba para conhecer os mestres do miriti e fazer uma ampla pesquisa sobre o material e seus usos, sendo hoje um grande conhecedor sobre as possibilidades que o miriti possui. Em suas obras, montadas no estilo de móbile, Francelino usa formas geométricas que trazem uma perspectiva diferente para o espectador. A projeção de sombras nas paredes e no chão traz uma outra dinâmica na apreciação das obras, por isso o nome Estereoscopia, que é a sobreposição de duas imagens que formam uma terceira, sendo essa tridimensional.
Expor no mês de outubro é algo novo para Francelino, ele nunca havia exposto durante esse mês, justamente para evitar a associação de suas obras com os brinquedos feitos para o Círio. “É uma experiência nova expor em outubro, é uma coisa que eu até evito, mas é bom, porque reforça a inovação.” Sobre expor no espaço cultural do TRT8 Francelino se diz muito feliz. “Me sinto muito feliz, muito honrado, porque esses espaços estão se fechando aqui em Belém e é muito importante espaços como esse na nossa cidade. Eu me sinto honrado de estar expondo meu trabalho para esse público.”
A exposição "Estereoscopia" começa dia 06 de outubro (quinta-feira), às 11 horas, e ficará no Espaço Cultural do TRT8, localizado no edifício sede, até o próximo dia 04 de novembro.
Serviço:
Exposição "Estereoscopia"
Data: 06/10 - 04/11
Local: Espaço Cultural Ministro Orlando Teixeira da Costa - prédio sede do TRT8, na Trav. Dom Pedro I, em frente a Praça Brasil.
Visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.