
Dezembro começou com ares de vida nova para o nosso colega Haydn Figueiredo Pinto. Com quase 30 anos de atuação no TRT8, no cargo de Técnico Judiciário - apoio especializado Tecnologia da Informação, ele alcançou a aposentadoria e segue, agora, com o firme propósito de aproveitar ainda mais a vida.
Desde 08 de dezembro de 1987, quando saiu da área de tecnologia em uma empresa de construção civil e entrou no TRT8 para compor a primeira equipe de desbravadores da informática na Justiça do Trabalho da 8ª Região, ele procurou honrar seu compromisso de auxiliar o órgão na implementação de tecnologias e facilitar a vida e o trabalho de magistrados e servidores.
"Quando eu entrei no TRT, nem sabia que não existia nada de informática no Tribunal e que tudo seria implantado pela equipe que estava entrando àquela época. Os primeiros dias de trabalho, então, ainda foram no RH, preenchendo formulários, prestando informações", relembra o servidor aposentado.
Mas, apesar do que possam pensar, Haydn afirma que trabalhar no Tribunal nunca significou estacionar conhecimentos. "Nós fizemos vários cursos. A chefia aqui da SETIN sempre nos perguntava o que precisávamos para melhorar e, na medida do possível éramos atendidos. Fiz diversos cursos pagos pela instituição", lembra Haydn.
E o investimento no conhecimento veio desde o início da carreira. "Aliás, o sistema de folha de pagamento foi o primeiro a ser implantado no regional. E para trazê-lo os servidores da informática foram até Brasília para aprender e trazer para o TRT8”, explica.
Segundo Haydn, para os servidores a informatização foi vista com bons olhos, pois trazia a esperança de aliviar a carga de serviço e agilizar os procedimentos. Antes, a folha era 'rodada' no SERPRO ( Serviço de Processamento de Dados do Estado do Pará) e se fosse preciso corrigir algum erro identificado após a impressão, o trabalho todo tinha que ser reenviado para reimpressão no SERPRO.
Ele também se orgulho de ter participado da equipe que desenvolveu o APT (hoje substituído pelo PJE-JT). Que chegou a ser considerado um dos melhores sistemas de tramitação processual do país e, inclusive, foi levado para outros regionais. "Nós desenvolvemos o APT em módulos até chegar onde queríamos. Primeiro vimos a tomada de reclamação, depois os módulos para uso nas Secretarias de Varas, Execução, Cálculo, tudo interligado. Os advogados já não tinham muito que fazer fora do que foi automatizado pelo sistema. Imagino que com o PJe, um dia, será assim", explica.
O segredo de uma carreira feliz? "Sempre esperei cumprir meu trabalho. Aqui na SETIN, sempre fui bem recebido, nossa equipe trabalha unida, um ajuda o outro. Acredito que esta é a força da nossa informática", revela Haydn.
Relembrar é viver:
"Apesar de ser da área de programação, eu lidei muito com o atendimento ao usuário. Uma vez, uma pessoas da Distribuição ligou dizendo que a tela tinha 'sumido'. No final, descobri que ela tinha dado um comando para tornar as tela e as letras pretas e, por isso, não enxergava nada. Difícil foi chegar a essa conclusão", conta rindo.
“Outra vez, o chamado para a SETIN foi de que o micro não ligava. Eu fui até o local e percebi que alguém havia desligado da tomada e ninguém percebeu", ri.
"Na verdade, eu sempre procurei descobrir o que fizeram e não quem gerou o problema. Assim, compartilhava a solução e não complicava o ambiente de trabalho e o clima entre os colegas", ensina.
Sobre o futuro ele adianta, quer curtir a família, em especial a filha mais nova, Hanna (7 anos), e investir em hábitos mais saudáveis como uma atividade física regular. "Trabalho desde os 18 anos, quero aproveitar mais a vida sem tantos compromissos".
"Para os novos servidores, aconselho manter sempre o coleguismo e querer ajudar. Afinal, a gente sempre tem algo a ensinar e aprender nessa vida", reflete.
E à turma da SETIN ele avisa: "Vou sair de 'férias', mas todo mês venho aqui na SETIN rever os amigos e e trazer o contracheque especial - o recibo do nosso jogo".
Algumas mensagens dos amigos!
“O Haydn foi meu colega de trabalho há mais de 17 anos. Sempre sorridente e disposto a colaborar com os colegas da SETIN e do Tribunal como um todo, apoiando nas ações de sustentação do sistema de acompanhamento de processos trabalhistas e administrativo. Só tenho a desejar-lhe sucesso e felicidade nessa nova etapa de sua vida”, Marco Aurélio Rego - Diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT da 8ª Região.
“O Haydn foi um grande parceiro, trabalhamos juntos ao longo desses anos. De desenvolvedor, passou a desempenhar a função de atendimento às ordens de serviço da área de Sistemas. Sempre disposto ao trabalho, responsável e de bem com a vida, certamente deixará saudades”, Mônica Guimarães - Coordenadora de Sistemas da Informação - COSIS
“Congratulações ao amigo Haydn pela sua aposentadoria, com certeza sentiremos falta de sua companhia. Desejo o melhor possível nesta nova fase de sua vida”, Victor Amarante de Barros - Seção de Infraestrutura Servidores.
“Haydn sempre atuou de forma profissional e integradora. Gostava de sugerir melhorias para o bom convívio em nossa Secretaria. Sentiremos sua falta no dia a dia, mas lembraremos o exemplo de urbanidade que deixou!”, Herbet Pereira da Silva – SETIN
“ Haydn, te agradeço muito por você ser um grande amigo de todos nós. Você é uma pessoa muito legal. Na vida a gente conhece tesouros precisos, você foi uma dessas gratas surpresas”, Zila do Carmo – SETIN.