
Como faz há pelo menos 10 anos, os integrantes da Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região, reuniu magistrados e servidores dos gabinetes e da Secretaria para confraternizar junto às crianças do Centro Santa Isabel da Hungria, na última sexta-feira (10).
Na manhã, foi servido um lanche para todas as crianças e os demais participantes da atividade, antes do momento mais esperado, que foi a chegada do Papai Noel, que deu início à distribuição de brinquedos, divertindo todos os pequenos. Foi um momento de muita alegria, descontração e confraternização.
Segundo Telma Cristina, professora de Educação Infantil do Jardim I, “são crianças carentes que necessitam de carinho e amor. Eles encontram isso com as pessoas do TRT8. O Tribunal vem todo ano contagiar o Natal dessas crianças. É um ato de amor e carinho e eles precisam muito!”
A instituição nasceu para atender crianças que apresentam um quadro de desnutrição, sendo esse um dos critérios para frequentar a creche. Existe um pediatra que avalia a criança para verificar se ela tem baixo peso a ser recuperado. Desde sua fundação, há quase 30 anos completados em novembro, é assim que funciona, apesar de a instituição abrir exceções para crianças com problemas sociais.
Localizada no Bairro do Guamá, o Centro Santa Isabel atende 115 crianças divididas entre a creche e a escola. As menores, de zero a dois anos de idade frequentam a creche das 7:30 às 16:30. Já na escola, são crianças de três a cinco anos. Essas últimas ficam apenas no turno da manhã, das 7:30 até 11:30.
Tarcila Tourinho, Secretária da Primeira Turma, salienta que o envolvimento não é só dos integrantes da Primeira Turma, mas também dos familiares, “eles vêm conosco quando tem esses eventos e procuram ajudar e colaborar. Esse é um momento muito especial para todos nós. Também não é uma ação isolada, de final de ano, é um envolvimento total, porque buscamos estar presentes sempre”, concluiu.
A presidente do TRT8, Desembargadora Suzy Koury, destacou o lado humano da ação realizada pela Primeira Turma, “acho que tudo o que éhumano faz a gente crescer e faz o Tribunal crescer. Porque se os seres humanos do Tribunal crescem como pessoas, melhoram, são mais solidários. Então, indiretamente, o Tribunal está crescendo também”, ressaltou a presidente.
Segundo o Desembargador Sérgio Rocha, que retornou à Primeira Turma após deixar a Presidência do TRT8, “nós fazemos essa visita em alguns momentos do ano, e, para nós, é sempre um momento muito especial, pois a Primeira Turma pode se envolver em uma atividade que não é do cotidiano. A possibilidade de poder ajudar, sair do meio de trabalho, ter contato com as pessoas, especialmente com as crianças, é um momento muito recompensador.”
O Centro Santa Isabel é mantido pela comunidade, com dízimos, ofertas, festas, promoções e doações de benfeitores. A irmã Lidiane, coordenadora pedagógica e coordenadora geral do Centro Santa Isabel da Hungria agradeceu ao TRT8 e destacou a possibilidade de ajuda que todos têm: “Esse tipo de ação é muito significativa, porque, além do alimento, traz também, por exemplo, o material de limpeza, que tem um gasto muito alto para nós. É um momento que as crianças esperam muito. Durante o ano, quem quiser visitar, fazer algum tipo de doação, nós acolhemos de braços abertos, nós sobrevivemos muito disso, da solidariedade das outras pessoas. Gostaria de agradecer ao TRT8, porque é um grupo muito fiel, que nos acompanha e tem um carinho muito especial à nossa creche. Rezo para que continue a ter esse olhar para com nossas crianças”, declarou.
Veja as fotos no Flickr do TRT8.