
Na abertura do Ano Judiciário 2017, o TRT8 investe em seu maior valor, o humano. E, como responsável pela programação de palestras, a Escola Judicial definiu temas que merecem reflexão como 'Depressão e Assédio Organizacional no Trabalho' e 'Sofrimento Mental no Judiciário: mitos e verdades'.
O evento será aberto a magistrados, servidores e estagiários do regional e acontecerá no auditório Aloysio da Costa Chaves, dia 16 de janeiro.
"As palestras estão alinhadas à campanha nacional do janeiro branco e com o tema escolhido pelo Trabalho Seguro para o ano de 2017. Debater e difundir uma reflexão sobre a saúde mental é de extrema importância para todas as organizações e ambos os palestrantes convidados possuem amplo conhecimento na nossa área de atuação. Abrir o Ano Judiciário discutindo esse tema nos ajudará, por certo, a ampliar o nosso olhar e o nosso compromisso com o meio ambiente de trabalho saudável, algo tão importante para todos nós", explicou a Desembargadora Presidente Suzy Koury.
Após as palestras, foi reservado um momento para que os magistrados e o diretor da Escola Judicial, Desembargador Gabriel Napoleão Velloso Filho, possam conversar sobre as propostas para o plano de capacitação da magistratura ao longo de 2017.
Os palestrantes
O perfil dos palestrantes também voltou-se para além da capacidade técnica, exigindo conhecimento específico das peculiaridades que envolvem o Poder Judiciário.
O psicanalista Bruno Leal Farah, que falará sobre 'Depressão e Assédio organizacional', é Psicólogo do TRF2 desde 1998, autor do livro 'A Depressão no Ambiente do Trabalho' e organizador da obra 'Assédio Moral e Organizacional: novas modulações do sofrimento psíquico nas empresas contemporâneas', ambos publicados em 2016 pela Ltr Editora.
Para abordar 'Sofrimento Mental no Judiciário: mitos e verdades', foi escolhida Judith Euchares Ricardo de Albuquerque, Psicóloga Judicial-Psicanalista do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais. Judith também é psicanalista em consultório desde 1997 e foi preceptora da formação de Psiquiatras Forenses do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - 2008 a 2010.
Inscrições:
Desembargadores: todos estão convidados a participar, não é necessária inscrição prévia.
Magistrados de 1º grau: convocados pela Corregedoria Regional, não é necessária inscrição.
Servidores: Deverão inscrever-se pelo Portal Mentorh
Estagiários: Inscrições pelo e-mail ejud@trt8.jus.br.
Programação
8h – Credenciamento
8h45 – Abertura oficial do Ano Judiciário 2017
9h - Palestra: "Depressão e Assédio Organizacional no Trabalho"
10h30 - Palestra: “Sofrimento Mental no Judiciário: mitos e verdades”
12h – Conversa entre o Diretor da EJUD e magistrados