
Na segunda-feira, 09 de janeiro, dando início às atividades, a Corregedoria do TRT8 reuniu-se com vários setores do tribunal para avaliar a Gratificação por Exercício Cumulativo de Jurisdição (GECJ).
A GECJ dos membros da Justiça do Trabalho é recebida pelos juízes de primeiro grau que atuam nas Varas do Trabalho, sem juiz auxiliar, respondendo por mais de 1.500 processos anuais.
Para gerenciar a gratificação, o TRT8 usa de um sistema informatizado em que os diversos departamentos relacionados como, CODSA, Atendimento aos Magistrados, Escola Judicial, Corregedoria e Setor de Pagamento alimentam o sistema de acordo com as informações necessárias de suas áreas.
Ocorre que, a Corregedoria do Tribunal Superior do Trabalho (TST) em conjunto com a sua Auditoria do órgão identificaram incompatibilidade de informações, ocasionando explicações dos Tribunais para o TST. Diante disso, o Desembargador Corregedor Regional, Walter Paro, reuniu-se com os servidores das áreas no início desta semana para identificar o fluxo de responsabilidades, dissonâncias quanto a prazos e outras dificuldades que possam existir.
O objetivo, segundo o Desembargador Walter Paro “é dar segurança aos magistrados. Com isso, o sistema se tornará mais prático, transparente e eficiente, num ambiente mais amigável, para que o magistrado possa identificar se há impeditivo para que ele receba a gratificação e, em caso de recebimento, qual a quantidade de dias à que faz jus. Assim, o juiz poderá, em futuro próximo, impugnar eventual restrição diretamente no setor responsável que lançou o dado que não concordar,” declarou.
Também foi objeto de determinação da Corregedoria o acesso ao sistema fora do ambiente do TRT8, ou seja, usando a internet onde quer que o magistrado esteja, com o conforto de acesso e manuseio completo do sistema.
Em razão dessa reunião, em breve o TRT8 deverá publicar uma nova portaria conjunta entre a Corregedora e a Presidência, contemplando tudo o que foi discutido na presente reunião.
Já pondo em prática as definições da reunião, na terça-feira (10), a Corregedoria do Tribunal, a SETIN e a DIGER reuniram-se para definir detalhes para aperfeiçoamento do sistema que gerencia a Gratificação.
Veja as fotos das reuniões no Flickr do TRT8.