
Os candidatos aprovados no concurso C-335/2016 que tomaram posse no TRT8 para cargos de analistas e técnicos judiciários na última quinzena de dezembro de 2016, na volta do recesso judiciário, já em 2017, iniciaram suas atividades e passaram pela ambientação funcional, nos dias 12 e 13 de janeiro, na Sala de Aula da ECAISS.
A ambientação serve para que os novos servidores possam conhecer um pouco mais sobre o TRT8, sua organização, políticas, e o modo de funcionamento da instituição. Para Simone Pípolos, Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, “a ambientação funcional é uma das iniciativas estratégicas do tribunal. A CODEP, atua para melhor adequar essa ambientação. Esse é o momento em que o candidato tem o primeiro contato com o tribunal já como servidor depois que ele toma posse. Por meio da ambientação passa a conhecer a nossa cultura organizacional. É um momento muito importante e sempre muito elogiado porque eles precisam disso para não chegar no local de trabalho totalmente perdidos.” Simone ainda destacou que na ambientação existe uma acolhida, muitos candidatos se conhecem desde o processo seletivo e nela esse vínculo acaba se fortalecendo ainda mais.
Gilmara Santos, Coordenadora de Infraestrutura e Suporte da SETIN, e uma das palestrantes da ambientação enfatizou como “um encontro fantástico! Porque é o momento do novo servidor conhecer a casa, o que tem de disponível pra ele. As apresentações de cada área, como funcionam e como são acessadas, enriquecem mais ainda. Eles estão muito disponíveis, curiosos e já tem dúvidas reais pois já conheceram o ambiente em que estão trabalhando alguns dias antes da ambientação”.
No primeiro dia da ambientação, os novos servidores tiveram contato com as Políticas Estratégicas e o modelo de gestão do tribunal. Também lhes foi apresentada a Corregedoria Regional, a Secretaria Geral Judicial, os Sistemas de Informática, a Comissão de Ética e a Política Socioambiental do TRT8.
Na sexta-feira (13), segundo e último dia da ambientação, os novos servidores conheceram as Entidades Corporativas: SINDJUF, CREDJUSTRA e ASTRA, a Política Institucional de Gestão de Pessoas, de Comunicação Social, o Sistema de Saúde (CODSA e PAS), o FUNPRESP-JUD e a Política de Desenvolvimento de Recursos Humanos.
Danilo Barbosa veio da cidade de Delmiro Gouveia, Alagoas e conta que sua expectativa é boa, “quero agregar meus conhecimentos ao tribunal. A ambientação foi mais um momento de conhecer e se reconhecer enquanto TRT8. Antes ficava aquela expectativa, para onde vou, como vou chegar, e hoje a cabeça está bem mais aberta, agora sei onde estou, agora sei aonde vou”.
Avelino Nascimento Pena tomou posse para o cargo de Técnico Judiciário, Especialidade Tecnologia da Informação e acha a ambientação importante, principalmente por causa da maior sinergia com os outros servidores, “faz com que a gente conheça toda a estrutura do tribunal, como funciona, como prestar melhor o serviço, como atender melhor o público e qual a nossa real função aqui. Provavelmente eu estaria 'perdido' e agora eu já sei a quem eu devo me reportar, como devo me comportar, qual serviço eu vou prestar”, complementou, ainda, Avelino.
Já Talita Pinto Guedes Pereira, tomou posse para o cargo de Analista Judiciário, Área Judiciária, veio de João Pessoa, Paraíba e diz que as impressões sobre o TRT8 são as melhores possíveis. “Já vi que as pessoas aqui são muito solicitas e prestativas”. Sobre a ambientação, conta que esclareceu bastantes dúvidas pra quem está começando agora, “explicou o funcionamento do tribunal e foi muito bom, também, pra conhecer os novos colegas que estão iniciando com a gente, principalmente pra quem é de fora e não conhece muitas pessoas aqui, já forma um círculo de amizades”, conta.
Simone Pípolos, Coordenadora da CODEP encerrou o evento enfatizando o compromisso de todos para com o tribunal: “quantas coisas cada um abriu mão para estar aqui? Então, enquanto estivem no tribunal, sejam todos TRT8. Deve existir comprometimento. É isso que o tribunal espera de cada um. Parabéns a todos e sejam muito bem-vindos!”
Veja as fotos no Flickr do TRT8.